Capacitação em alta

18/05/2015 03:00:00


 

Com 11 aulas teóricas, ministradas no auditório do Instituto Pereira Passos, IPP, servidores de vários órgãos municipais se capacitaram no início deste mês de maio para avaliar economicamente políticas públicas e projetos sociais.

 

O curso foi realizado através do Pacto do Rio, em parceria com a Fundação Itaú Social


Entre outros focos de estudo, os servidores puderam aprender sobre definição de objetivos e indicadores, conceitos e instrumentos de avaliação de impacto e de cálculo de retorno econômico. Um conteúdo que serve, a partir de agora, para possibilitar maior integração dos setores públicos e melhor direcionamento de suas políticas.

 

Na formatura, os alunos apresentaram em grupos 12 desenhos de avaliações públicas


Este Curso de Avaliação Econômica faz parte do Pacto do Rio, um conjunto de compromissos articulados entre os setores público e privado, a sociedade civil, a população e órgãos internacionais, com base em informação qualificada e compartilhada, para promover e monitorar o desenvolvimento sustentável da cidade do Rio de Janeiro.

 

Fernando Cavallieri, assessor especial da presidência e desde 2001
no IPP, foi um dos servidores a se formar no curso

 

Segundo Fernando Cavallieri, assessor da presidência do IPP, com experiência como diretor de Informações da Cidade e gerente de Sociodemografia, seu interesse em aprender a metodologia da avaliação econômica foi grande, já que é uma técnica importante para analisar políticas públicas, cada vez mais usada no Brasil. "Como assessor do IPP e trabalhando na área de pesquisa e avaliação, o curso não poderia ser mais útil. Para mim, a parte de avaliação de impacto me pareceu a mais aplicável à gestão pública, por não envolver o custo e o benefício econômico dos projetos sociais."

 

Fernando Cavallieri, que também é membro do Conselho de Habitação da cidade, apresentou como desenho de avaliação pública uma análise da ciclovia da Maré. "A intenção foi verificar que impacto a ciclovia terá na diminuição do tempo de deslocamento casa-trabalho ou casa-escola dos seus futuros usuários."

 

Para Fernando, que já foi também representante do IPP na revisão do Plano Diretor da cidade, o curso de avaliação econômica de políticas públicas e projetos sociais, embora de caráter introdutório, foi de alta qualidade. "Me sinto mais preparado para entender os diversos trabalhos que usam a metodologia em questão, bem como para dialogar com os especialistas que venham a ser chamados para realizar avaliações econômicas."

 

Ao difundir a ideia da importância das avaliações, o Curso do IPP deixou claro que é mais fácil do que se imagina acabar com as hesitações dos servidores em avaliar projetos sociais.