Vilas Operárias: uma história de Vila Isabel à parte do samba

20/04/2015 03:00:00


 

 

A antiga fábrica que originou as vilas encerrou as atividades na década de 60


Caminhar pelas ruas de Vila Isabel logo nos remete ao carnaval e à MPB, que seguem muito vivos no bairro de Noel Rosa. Porém, ainda que estes sejam esses seus dois elementos mais célebres, vale sempre lembrar que basta um rápido passeio para descobrir como a Vila Isabel também guarda boas surpresas do ponto de vista urbanístico e, consequentemente, histórico do Rio. Partindo desta premissa, o Portal do Servidor escolheu as Vilas Operárias do bairro como o Ponto Carioca da semana.

 

Tudo começou em 1885, quando foi fundada a Companhia de Fiação e Tecidos Confiança Industrial, entre os bairros de Vila Isabel e Andaraí. Grande produtora fabril, ela teve o seu apogeu no período da Segunda Guerra Mundial, quando passou a fornecer tecidos para a confecção de uniformes das Forças Armadas do Brasil. Foi um grande momento na vida de Vila Isabel e do Andaraí, afinal, no seu entorno foram construídas vilas operárias que contribuíram bastante para a formação destes dois bairros. As casas padronizadas, até hoje de pé e revitalizadas pela prefeitura, têm um caráter histórico e representam um marco no desenvolvimento urbano do Rio.

 

O amarelo foi a cor escolhida para a padronização das casas


A importância das vilas ainda ganhou mais destaque após tornar-se parte do repertório de Noel Rosa. Ele registrou em suas músicas os três apitos da fábrica que pautavam o cotidiano dos habitantes da região. As referências à antiga fábrica também foram tema da Unidos de Vila Isabel, no samba-enredo de 1994, "Muito Prazer! Isabel de Bragança e Drummond Rosa da Silva, Mas Pode Me Chamar de Vila".

 

Já em meados da década de 1960, a Companhia encerrou suas atividades e suas instalações tiveram, posteriormente, uma nova destinação de uso: hoje funciona no local um supermercado de uma grande rede. Apesar disso, por sua influência direta e por seu testemunho de uma importante época do desenvolvimento socioeconômico da cidade do Rio de Janeiro, a Companhia de Tecidos Confiança Industrial teve suas edificações tombadas e a área de entorno composta pelas vilas operárias foi preservada pelo Decreto N° 11704/1992.

 

 


"‘Peguei o bonde', ‘passei' no Boulevard
E a ‘Confiança' é doce recordar
‘Os três apitos' cantados por Noel
Ainda ecoam pela Vila Isabel"
Unidos de Vila Isabel, samba-enredo de 1994



Imagens relacionadas: