Pista livre para a conscientização

23/03/2015 03:00:00


 

A primeira operação Multa Moral aconteceu no Centro e na Zona Oeste


A Secretaria Municipal de Ordem Pública, SEOP, deu início a uma campanha que promete chamar a atenção daqueles motoristas que insistem em desobedecer às leis de trânsito. Chamada de "Multa Moral - parar em local proibido não é legal", a iniciativa é um modelo de advertência educacional inspirado nas ações de cidadania realizadas em Bogotá, na Colômbia, nos anos 90. Por aqui, os agentes da SEOP, em conjunto com a Guarda Municipal, adesivam carros estacionados em locais proibidos e orientam motoristas.

 

O primeiro "puxão de orelhas" aconteceu no Centro, onde 95 carros foram adesivados, e na Zona Oeste, em Bangu, onde 90 veículos receberam o adesivo. A maior infração foi a de estacionamento sobre calçada, com 135 veículos, o que geraria uma multa de R$ 127, 69, além da perda de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação. Segundo o subsecretário municipal da SEOP, Marcelo Maywald, que também coordena a ação, a ideia é contribuir para uma mudança de comportamento e cultura entre os motoristas. "Esse é um projeto de cunho educativo. Queremos provocar uma mudança de comportamento, fazendo o trânsito mais pacífico e ordenado. Hoje, o estacionamento irregular é a 2ª maior demanda na Central 1746. Esperamos que com a Multa Moral esses números baixem."

 

Marcelo Maywald está na Prefeitura do Rio há 16 anos


Entre as desculpas mais comuns dos condutores que também foram abordados está o famoso "mas é rapidinho". Maywald diz que as rampas para deficientes, as portas de garagens, as faixas de pedestres e as vagas especiais para deficientes ou idosos são as mais utilizadas de forma errada. "A SEOP cumpre as posturas municipais de forma repressora muitas vezes. Então, mesclar com uma forma educativa como essa ajuda as pessoas a colaborar para as regras de boa convivência. Planejamos fazer durante a semana e, também, aos fins de semana. Vamos fazer um mapeamento para organizar operações na cidade, pois será uma campanha permanente. O que não invalida a multa de trânsito. Nossas fiscalizações continuam fortes, com guardas e reboques, atuando pelo Rio." De acordo com a SEOP, a campanha será retomada com visitas na Zona Sul e Norte da cidade.


Imagens relacionadas: