A casa dos novos mascotes

16/03/2015 03:00:00


 

A nova unidade também servirá para uso de outras corporações


A Guarda Municipal ganhou um novo centro voltado para a criação e reprodução de cães selecionados para o seu efetivo canino. Localizado em Campo Grande, na Zona Oeste, a base conta com aproximadamente 2.100m², onde a GM-Rio e outras forças de segurança, como a Polícia Militar, terão à disposição uma sala de veterinária e uma enfermaria destinadas à realização dos procedimentos cirúrgicos, que serão feitos pela equipe de veterinários e auxiliares veterinários da GM-Rio. 

 

O Inspetor Alvarenga está na GM-Rio há 20 anos 

Além disso, o espaço conta ainda com cinco boxes de criação, área de soltura, área de instrução e um grande espaço externo com grama livre para adestramento e recreação dos cães. Segundo o comandante do Grupamento de Cães de Guarda, o Inspetor Aluízio Alvarenga, há 20 anos na GM-Rio e há 9 anos no Grupamento, o foco é oferecer uma qualidade ainda maior na seleção de filhotes. "O objetivo não é a quantidade, e sim ter um plantel selecionado para as atividades fins, atendendo não só a GM-Rio, mas, principalmente, os munícipes. A chegada da nova maternidade significa uma metodologia diferenciada de trabalho com o binômio homem-cão", destaca.

 

Com a inauguração do Canil Maternidade, o Grupamento de Cães de Guarda passa a contar com duas bases voltadas para o trabalho com filhotes e cães em serviço. O grupamento foi criado em 1994 com a finalidade de auxiliar patrulhas em ruas, monumentos e prédios públicos da cidade. No início, eram 17 guardas municipais e apenas seis cães sem pedigree. Hoje, o plantel é composto por aproximadamente 42 cachorros, das raças pastor alemão, belga de malinois, golden retriever, labrador e border collie.

 

O Inspetor Alvarenga conta que, para ele, um dos momentos mais marcantes deste período à frente do Grupamento foi ver a inauguração da maternidade, após um longo período de construção. "O trabalho com cães é uma modalidade que vem crescendo no mundo inteiro. E o alto nível técnico e o profissionalismo no tratamento com os animais só tende a melhorar com essa estrutura. Agora, a seleção de filhotes que será feita de acordo com a real necessidade para o trabalho da Guarda Municipal, cada um com sua aptidão natural. Gostaria ainda de agradecer aos servidores que, de certa forma, contribuem quando divulgam o trabalho com cães, apresentando o Grupamento de Cães de Guarda e a Guarda Municipal do Rio de Janeiro."

 

Kira foi o nome escolhido para a nova integrante do Grupamento 


E os frutos desta iniciativa já começaram. O último filhote do Canil nasceu em dezembro, uma fêmea da raça Belga de Malinois. A GM-Rio aproveitou a ocasião e fez uma campanha pelo Facebook para que a escolha do nome da cadelinha fosse feita. A votação fez bastante sucesso nas redes e até rendeu matérias jornalísticas. Foram 370 votos válidos, fora a repercussão em diversas postagens feitas pelos internautas. O nome escolhido da pequena mascote foi Kira.


Imagens relacionadas: