VOCÊ MANDANDO BEM PELO RIO

02/03/2015 03:00:00


 

Recebemos mais de 30 mensagens em homenagem ao aniversário da cidade


No dia 1º de março, último domingo, o Rio de Janeiro completou 450 anos. Uma data histórica e que merece muitas comemorações e homenagens. Por isso, o Portal do Servidor lançou o desafio de ouvir os servidores em uma coluna Mandou Bem especial, onde os servidores municipais poderiam enviar as suas histórias marcantes em prol da nossa cidade. Seja através de trabalhos profissionais ou projetos pessoais. E o resultado não poderia ser melhor, pois recebemos mais de 30 mensagens, das mais variadas secretarias e órgãos, contando com orgulho os seus feitos. Então, para entrar logo no clima das homenagens, confira abaixo a lista completa com os textos e fotos que recebemos. Parabéns ao Rio e, claro, a todos os servidores pelas histórias enviadas!


 

Eu sou o Subinspetor Eraldo Luiz da Silva Soares,  Guarda Municipal concursado de 1994, atualmente lotado  na IG/CORREGEDORIA/GERÊNCIA DE ASSUNTOS INTERNOS-GAI
Mandei bem! ao receber com  surpresa a escolha e o convite da Prefeitura do Rio para conduzir a chama olímpica em 2004, foi com muita emoção que recebi  o convite para representar os valorosos Guardas Municipais da Cidade do Rio de Janeiro , que vem atuando diuturnamente sol a sol nas ruas do Rio , no trânsito ,nos parques e praças,no controle urbano, nas praias, nos pontos turísticos,na ronda escolar e etc.
Acredito que devido ao meu currículo esportivo com mais de cem títulos conquistados na carreira , quatro campeonato brasileiros, 16 estaduais, e um vice-campeonato Sul Americano em Montevidéu no Uruguai , e sendo Mestre de Karatê 6º Dan,  e procurando dividir o meu tempo preparando atletas de todas as idades em duas academias na zona norte do Rio, e com um bom desempenho profissional,tenha contribuindo para a minha indicação conseguindo representar bem com muito orgulho  a Guarda Municipal da Cidade do Rio de Janeiro, junto a toda imprensa e mídia presente , torcendo para que a  população carioca reconheça e respeite o valor profissional e pessoal do Guarda Municipal, um dos grandes atores da segurança pública presente na vida dos cidadãos cariocas. 
Eu tenho muito orgulho de pertencer a minha instituição GMRIO,e por esse moti1vo continuo investindo cada vez mais na minha capacitação, concluindo atualmente a segunda Pós-Graduação , me especializando para uma gestão de qualidade e assim melhor atender os munícipes, e as demandas da cidade,  já provamos a nossa atuação a frente dos grandes eventos e que venha as Olimpíadas em 2016.

Eraldo Luiz da Silva Soares - GM-Rio

 

Acredito que mandei bem pelo Rio,quando pude dedicar alguns anos do magistério, na Escola Municipal Cyro Monteiro, escola esta onde tive minha formação concluída até a antiga 8ª série. Poder ali participar do processo de construção  da cidadania daqueles alunos, reafirmou em meu peito a importância de um Ensino Público de qualidade e a sensação de dever cumprido, podendo desta forma retribuir positivamente aos meus professores, que então passaram a ser meus colegas de trabalho, todo o empenho e dedicação oferecidos a mim.
Luciane Peclat de Mello Cordeiro - SME

 

 

Quando tornei-me professora do município do Rio de Janeiro há 16 anos e tenho a oportunidade de conhecer alunos e alunas e incentivá-los na busca de um um mundo e de um Rio melhor para todos nós!
Roberta Vitagliano - SME
 
Quando decidi optar por ser professora, tenho a certeza de que fiz a melhor escolha.
Sou advogada, mas a Educação é a grande paixão! E hoje, percebo que "o meu olhar" , "o ouvir " e o "falar" realmente fazem o grande diferencial no dia a dia das crianças.
Em qualquer profissão, além de amar tem de saber , o que leva a um crescimento recíproco.E este ano, durante a primeira reunião de responsáveis, um pai levantou-se e perguntou-me se poderia me dar um abraço, pois ele era muito grato pela ajuda na educação de suas duas filhas.Fui professora da mais velha, Joyce, por dois anos e da caçula, Joana, por 3. E todas encontram-se muito bem.
Um fato bastante marcante para mim aconteceu dentro de um ônibus que utilizo para o trabalho. Ao entrar na condução, o motorista perguntou-me a idade, no que respondi de maneira orgulhosaos meus 60 anos.Então, ele me disse:
- A senhora tem direito a gratuidade! 
- Ainda trabalha?
Respondi-lhe que sou professora do municipio do Rio e que trabalho com muito amor!
Uma jovem senhora atrás do banco do motorista começou a bater palmas e quando vi todos estavam aplaudindo.As lágrimas rolaram...Então tive a certeza da escolha certa que fiz e da importância do meu papel na formação de cidadãos conscientes.
Vânia Vilma Pires - SME
 
 
Quando eu resolvi ser professora sem ter feito escola de formação de professores e sim quando na universidade senti que educar ENSINAR era mais importante. A vinte e nove anos realizando esta função e a cinco sendo professora de projeto , cuja a minha área é EDUCAÇÃO FÍSICA e no projeto você ensina várias disciplinas, me acho capaz de e me sinto feliz e realizada no que faço por um RIO melhor.  
Kátia dos Santos da Silva - SME

Quando passei a fazer parte da Educação Carioca da minha cidade e pude passar conhecimentos e receber também. Muitos alunos despertaram seus talentos através de situações vividas e compartilhadas entre todos nós dentro de uma sala de aula.
Reinaldo dos Santos Dias - SMA

 
Mandei bem quando,com justificado orgulho,me preparei para exercer a nobre profissão de professora desta cidade e pude contribuir para a formação social de jovens cariocas e, na oportunidade, conquistei com grande alegria valorosas amizades nesta cidade que tanto amo, RIO de Janeiro.
Nazareth S. Mello - SME
 
Atuando na experiência maravilhosa de Voluntária na Copa do Mundo de 2014, auxiliando os turistas nacionais e internacionais na estação do Metrô na nossa Cidade Maravilhosa do Rio de Janeiro.
Glauce Vieira Brandão Macedo - SME
 
 
Quando resolvi nascer no dia do aniversário da Cidade Maravilhosa!! Este ano, na data do aniversário de 450 anos da Cidade Maravilhosa, eu completo 45 anos de vida, sempre orgulhosa desta feliz coincidência!! Para alegrar ainda mais a minha festa, completo, no mês de abril, 25 anos de serviço a esta Cidade... Sou professora da SME e esta foi a escolha mais acertada da minha vida...
Simone Brasil Affonso - SME

 

A UTOPIA ACONTECEU NO BAIRRO DE VILA VALQUEIRE E CONTEMPLOU A CIDADE MARAVILHOSA
 
Sou Maria Tereza de Mendonça, professora concursada para a Prefeitura Municipal de nossa Cidade Maravilhosa desde 1986.  Nos idos dos anos 90 candidatei-me a uma vaga para dirigir o CIEP Almir Bonfim de Andrade que estava em término de construção, no bairro de Vila Valqueire. Bairro que moro até hoje.
 
Entre as sete candidatas concorrendo a essa vaga, eu fui escolhida.  Logo no primeiro ano, como diretora de escola de horário integral, fizemos um levantamento, através do modelo do Censo, com as famílias dos alunos.  Com esse material analisamos as necessidades daquelas famílias.
 
Uma das grandes demandas era o quantitativo de bebês sem assistência.  Muitas vezes nossos alunos não compareciam à escola para cuidarem dos irmãos menores, para que a mãe pudesse trabalhar e alimentar a família, pois ela, e, somente ela buscava esse sustento.
 
A Prefeitura do Rio não tinha entre as escolas públicas municipais, creches públicas. Algumas iniciativas isoladas conseguiam auxílio público para conseguirem realizar o atendimento às crianças fora da faixa etária escolar obrigatória.
 
Inquieta com essa demanda tão emergente, solicitei, à época, ao Subprefeito Barra da Tijuca Jacarepaguá, a construção de uma creche (eu já tinha o PROJETO,O CUSTO E A PLANTA doados pela CIA IRMÃO ARAÚJO) no mesmo terreno do CIEP.  Diante da comunidade daquela escola, o Subprefeito Barra-Jacarepagua, Eduardo Paes, atual prefeito, nos prometeu conseguir parceria para a construção do prédio.
 
Com esse projeto, além de assistirmos aos bebês e menores com idade inferior a idade permitida para ingressar na educação básica, as mães dos nossos alunos foram selecionadas e empregadas para trabalharem na Creche VICTORINO.  Com a importante participação do Rotary Clube Vila Valqueire esses profissionais tiveram suas carteiras assinadas. Naquela época à Prefeitura do RJ enviava auxilio financeiro para essas iniciativas.
 
A partir desse sonho concretizado, àquelas iniciativas isoladas, em algumas comunidades, inclusive a C Victorino Freire, se tornaram Creches Públicas Municipais, e, hoje, oferecemos atendimento em Creches e EDIS com excelente qualidade para a formação dos nossos meninos.
 
Ainda hoje quero aproveitar a oportunidade e agradecer aos companheiros que acreditaram
na minha UTOPIA:
Minha querida comunidade escolar
Minha querida equipe de direção, funcionários e professores
À AMNVV
Ao Rotary Clube Vila Valqueire
À CIA IRMÃO 
À SIGMA CONSTRUTORA
AO Subprefeito Barra-Jacarepagua e hoje atual Prefeito Eduardo Paes.
Maria Tereza - SME
 
Quando voltei de Brasília, e sem saber o que fazer da vida fui dar uma volta no arpoador vendo o por do sol quem reencontro a mulher que a 22 anos não via, resultado casamos e tivemos duas lindas filhas gêmeas, esse por do sol foi marcante para definitivamente mudar minha vida
Junior Dias - SEOP
 

 

Quando vi esse nascer do sol
Glória Cristina Pereira de Souza - SME
 
Com as temperaturas altas nestes meses de dezembro e janeiro. Descobri uma soluçao que aliviou minhas noites. Fui à algumas praias, e descobri que as praias do Rio de Janeiro, além de serem famosas e bem frequentadas prá curtir o sol, também são maravilhosas prá curtir a lua nas noites de verão.
Maria de Fatima - SME
 

 

Eu tenho muito prazer de ter trabalhado e participado de algumas conquistas na PCRJ, onde trabalhei durante 28 anos e por questão de idade tenho que me aposentar, pois em abril de 2015 eu estarei com 70 anos e de acordo com o estatuto do servidor público após esta idade não podemos ter vínculo empregatício no Serviço Público. Mas o que posso afirmar é que assim como entrei trabalhando como agente auxilia de administração na Secretaria Municipal de Esporte e Lazer e mais tarde me transferi para a SMC, quando em 1993 fui cedido a Fundação Planetário do Rio de Janeiro e lá tive a honra de ser homenageado com o Troféu de Funcionário Padrão, sendo o 2° colocado em 2014. Assim eu posso afirmar que entrei e saí em grande estilo do serviço público. Obrigado a todos que me ajudaram durante esta minha jornada, pena que o tempo não perdoa e felizmente chegou a hora de despedir
Muito obrigado a todos e um grande abraço.
Julio Pinho - SMC

 

 

Saí do interior do Ceará com meus pais e irmãos do Semi árido nordestino ainda criança, crescí e me casei aqui no Rio de Janeiro. Sempre tive muito orgulho por ter um dia prestado concurso para a prefeitura do Rio, foi em julho de 1992.
Trabalhei em lavanderia e logo fui indicada para chefiar um Setor. Sempre tive o carinho e o reconhecimento da minha chefia e diretores. Entrar na Prefeitura me possibilitou ter a sonhada casa própria  pelo PREVI-RIO claro.E também  formar uma filha engenheira mecânica pela PUC RIO. Sou Cearense mais tenho muito orgulho dessa cidade!!! Parabéns Cidade maravilhosa pelos 450 anos!!!

Maria Euci de Paiva Brandão Correa - SMS

 

 

Uma das varias atitudes que por mim foram vivenciadas em fovor da nossa cidade maravilhosa,foi a criação de um maravilhoso projeto ,que ajuda não só a mim como todos nos cariocas,pois na minha profissão e essencial,este projeto e o lixo zero ,pois para mim que trabalho na limpeza urbana e muito importante.que todos se concientizem que todo lixo tem que ser descartado em local adequado.
Simone Pires - COMLURB

 

 

Sueli Pontes Gaspar - SME

 

 

 

 

Quando decidi cursar a faculdade de pedagogia, apesar de ter sido aprovada em direito também.Porque ao concluir a faculdade e entrar no municipio, percebi que ser professor , principalmente do primeiro segmento, é mais que uma profissão, é uma missão. Onde diariamente vidas dependem do seus estimulos para o bem, da sua força  e coragem para não desistir de lutar por eles, mesmo quando eles mesmos parecem não lutar e esperança, muita esperança de estar fazendo a diferença.
Fabiana Rebelo de Oliveira - SME

 

 

 

Na minha época de criança, havia um carnaval marcante, sem violência, era uma verdadeira maravilha poder assistir ao desfile das Grandes Sociedades e dos Ranchos tudo na maior paz. Gostaria de voltar no tempo e vivenciar tudo de novo, mandei bem porque amo o meu Rio de Janeiro e vou amar para sempre com muito orgulho de fazer parte desse Rio Maravilhoso que encanta o mundo inteiro, com sua beleza natural e o nosso Cristo Redentor nos abençoando . Parabéns Rio de Janeiro pelos 450 anos de vida.
Suely Pereira da Silva - SMS

 

 

 

 

Quando eu tinha apenas 12 anos,a minha família (Costa Barros) foi homenageada com as outras sete famílias que povoaram inicialmente o Rio de Janeiro,pela então Revista Manchete,com várias fotos tiradas na porta do Maracanã em frente à estátua do Belini,sendo que cada membro de cada família recebeu na época, uma medalha com o símbolo do 4º Centenário.Que tal agora a Prefeitura fazer ao menos uma menção a essas famílias que fundaram a Cidade?
João Carlos - SME

 

 

 

 

Quem passar pela Av. Rio Branco, no Centro do Rio de Janeiro, verá meia pista liberada para os ônibus, até aí tudo bem, mais uma obra para melhorar a mobilidade nos próximos eventos e para nós cariocas que vamos usar eternamente, mas não é sobre isso que estou aqui, quero direcionar o seu olhar para aquele espaço que está expondo o quê tem dentro do Rio, é como se fosse um paciente sendo operado, com suas entranhas a mostra, a maioria das pessoas passam e nem percebem que ali está uma relíquia em História, se olharmos bem, veremos como é a terra que nunca vemos por causa do asfalto que cobre tudo, é uma terra de cor variada, uma hora vermelha, barro, então podemos imaginar aquele lugar sendo pisado pelos índios, depois pelos portugueses, pelas carruagem que atolaram em dias de chuva, dos escravos caminhando com seu olhar triste sem nenhuma perspectiva de um futuro livre, os nobres sujando suas roupas europeias, morrendo de calor mas não querendo perder a pose, os negros de ganho, que passavam para vender suas coisas e entregar os lucros para so seus amos, dos blocos de frevo, das grandes sociedades, escolas de samba, gente gritando contra a ditadura, tomando porrada dos policiais da repressão, gente que pisou ali e sumiu para sempre ao ser preso em manifestações.

Que cenário rico de fatos históricos, tudo isso pode ser visto como num filme ao ver aqueles buracos na terra.

Caminhando um pouquinho vemos um outro tipo de solo, já não é mais barro agora é areia da praia, mas areia velha, com suas conchinhas brancas quebradas, como chegou? Será que o mar vinha até aquele ponto? Será que apenas usaram como aterro? na verdade nunca saberemos, também não faz muita diferença, o quê importa e vermos que nesse teatro da vida aquele cenário é um dos mais importantes da história desse país, pisar nele também nos faz parte integrante dessa história, que bom que em um tempo melhor, já ia esquecendo dos bondes e  ônibus elétricos, esses últimos cheguei a ver quando criança nos anos sessenta. Levantamos o olhar e vemos o fundo do cenário, o mar e o Cristo, só nos resta agradecer por vivermos em um lugar especial, mesmo que grande parte dos habitantes sejam vilões cruéis, sempre teve a outra parte, na qual humildemente me incluo, a dos artistas, dos mais ilustres e famosos aos mais simples e desconhecidos, mas todos com a mesma energia de alegria, euforia e oferecendo toda a magia que a arte pode oferecer. Centro do Rio de Janeiro, Centro de irradiação para quem tiver olhos de olhar e coração para aguentar tanta emoção de beleza e novidades culturais. Rio de Janeiro, meu berço natal, NO MUNDO INTEIRO NÃO HÁ CIDADE IGUAL.  
Glória Cris - SME

 

 

 

Quando descobri que ao ser investido em um cargo público, me abriria um leque de possibilidades de ajudar ao próximo, prestando um serviço de qualidade. Fui buscar me especializar em atendimento ao público, com cursos oferecidos pela própria Prefeitura.

Ana Paula da Costa Nicolau Fagundes - SMS

 

 

 

 

Quando passei a fazer parte da Educação Carioca da minha cidade e pude passar conhecimentos e receber também. Muitos alunos despertaram seus talentos através de situações vividas e compartilhadas entre todos nós dentro de uma sala de aula.
Maria Helena Lima da Silva - SME

 

 

 

 

No ano de 2008, em comemoração aos 200 anos da chegada da Família Real, atuando no EJA (E.M. Campo dos Afonsos), visitei com meus alunos vários locais com importância  histórica.
Rita Gomes - SME
 
 
 
Quando participei como voluntário da Copa 2014,evitei que um turista Inglês se atirasse na linha do metrô para pegar o celular,segurei seu braço e pedi que esperasse até um funcionário resgatar o aparelho.
Rosane - SME