19/01/2015 05:00:00
![]() |
A Leiteria Mineira foi uma das escolhidas |
O Patrimônio Imaterial da cidade ganhou 13 novos representantes. Isso porque o Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH), que criou essa categoria em 2013, selecionou novos estabelecimentos comerciais que exercem atividade econômica tradicional e notável na cidade. A lista que antes era composta por 9 representantes (Bar Luiz, A Guitarra de Prata, Vesúvio, Ponto Masculino, Padaria e Confeitaria Nova Carioca, Mariu´s Sport, Mala de Ouro, Irmãos Castro e Casa Nova Zurita), agora contam com a companhia da Leiteria Mineira, Confeitaria e Restaurante Cirandinha, Confeitaria La Marquise, Ao Bandolim de Ouro, as chapelarias Porto, Alberto e Esmeralda, Charutaria Syria, Tabacaria Africana, Livraria Padrão, Gráfica Marly e as lojas Cofres Gaglianone e Cofres Americanos.
Após privilegiar estabelecimentos tradicionais da Rua da Carioca, a ideia desta vez foi homenagear e proteger as atividades de locais históricos da região Central e de Copacabana. Para isso, foram analisadas chapelarias, lojas de cofres, tabacarias, lojas de música, confeitarias, sebos e gráficas. Por manterem diferentes modos de viver e culturas, esses estabelecimentos ganharam o apoio da Prefeitura do Rio para seguir preservando a sua história e, assim, ajudar na adequação destes novos negócios às mudanças da sociedade e do mercado.
Segundo o presidente do IRPH, Washington Fajardo, a ideia é cuidar de verdadeiros patrimônios do Rio. "Queremos estabelecer políticas e incentivos para valorizar cada vez mais estes bens culturais da nossa cidade. Muitos deles passam por um processo de transformação. Outros estão, aos poucos, desaparecendo. Queremos ajudar a manter vivos estes negócios que fazem parte da história do Rio de Janeiro", destaca.
![]() |
A Tabacaria Africana também foi uma das selecionadas |
Os critérios que definem os estabelecimentos como negócios tradicionais se baseiam em quatro pilares. O primeiro é o processo produtivo e os itens comercializados. A tradição também é analisada e o negócio precisa ser transmitido entre gerações. A reputação também é outro item analisado. O comércio precisa ser reconhecido por moradores e frequentadores da região como um símbolo do território. O valor da marca é o quarto item de análise.
Os novos negócios tradicionais passam a compor um novo Circuito do Patrimônio Cultural Carioca. Com isso, placas azuis indicarão a importância histórica de cada um dos estabelecimentos. O projeto já existe desde a década de 90 e, a partir de 2010, começou a agrupar o patrimônio por temas, além também de abranger assuntos livres, ligados à cultura e a identidade carioca e não somente à arquitetura. Atualmente, cerca de 190 placas já estão instaladas em toda a cidade. A meta do IRPH é instalar mais 260 novas placas para atingir a marca de 450 até o final de 2015, para homenagear a cidade que comemora seus 450 anos. Atualmente existem 10 circuitos: da Liberdade, Art Déco, dos Cinemas, do Trem, dos Botequins, das Águas, do Samba, da Bossa Nova, da Praça Tiradentes e do Choro.
Confira abaixo os endereços dos novos negócios tradicionais e notáveis da cidade:
LEITERIA MINEIRA
Rua da Ajuda, 35, Loja A – Centro
CONFEITARIA E RESTAURANTE CIRANDINHA
Av. Nossa Senhora de Copacabana, 719 - Copacabana
CONFEITARIA LA MARQUISE
Rua Carvalho de Mendonça, 29 – Copacabana
AO BANDOLIM DE OURO
Av. Marechal Floriano, 52 – Centro
CHAPELARIA PORTO
Rua Senador Pompeu, 94, Sobrado – Centro
CHAPELARIA ALBERTO
Rua Buenos Aires, 73 – Centro
CHAPELARIA ESMERALDA
Av. Marechal Floriano, 32 – Centro
COFRES GAGLIANONE
Rua Teófilo Otoni, 134 – Centro
COFRES AMERICANOS
Rua Teófilo Otoni, 120 – Centro
CHARUTARIA SYRIA
Rua Senhora dos Passos, 180 – Centro
TABACARIA AFRICANA
Praça XV, 38 – Centro
LIVRARIA PADRÃO
Rua Miguel Couto, 40 – Centro
GRÁFICA MARLY
Rua do Livramento, 40 – Centro
Imagens relacionadas:





