“Sinto-me um privilegiado em trabalhar no serviço público”

19/01/2015 05:10:00


 

Mauro Blanco está na Prefeitura do Rio desde 2001
 

Nesta edição, apresentamos a você um servidor que manda muito bem na Secretaria Municipal de Saúde. Estamos falando do Mauro Blanco, Diretor do Centro de Vigilância e Fiscalização Sanitária em Zoonoses Paulo Dacorso Filho, localizado no bairro de Santa Cruz. Essa história na administração municipal começou em dezembro de 2001. Entre suas experiências está o fato de ter ficado à frente da Coordenação de Controle de Vetores, na Coordenação de Vigilância Ambiental em Saúde e na subgerência na Gerência de Vetores da Companhia Municipal de Limpeza Urbana. Além disso, antes da prefeitura, atuou ainda no Exército Brasileiro como oficial veterinário temporário.  

 

Como dá para perceber, Mauro é um daqueles profissionais comprometidos com a qualidade do seu trabalho. E fazer parte do serviço público só reforça esse pensamento. "A sensação é maravilhosa. Sinto-me um privilegiado em trabalhar no serviço público. Poder servir à população, melhorar de alguma forma a condição de saúde das pessoas (e dos animais também), seja em atividades educativas ou em alguma ação operacional, são fatores que me motivam muito. Gosto muito de poder ajudar, de encontrar caminhos para a resolução de problemas, de agregar. Os desafios são muitos, e são eles que nos dão chance para pensar mais e elencar oportunidades de melhoria para o trabalho. Creio que o maior desafio a se enfrentar está dentro de nós mesmos."

 

Entre as histórias que já viveu na Prefeitura do Rio, uma delas é inesquecível para Mauro. "Uma ocasião, quando ainda atuava no controle da dengue, houve um conflito inesperado em determinada comunidade: incursão policial e revide ferrenho dos bandidos. Havia uma equipe de Agentes de Controle de Endemias no local. Todos conseguiram escapar, exceto uma profissional, que ficou desprotegida e absolutamente acuada. Sua corajosa supervisora entrou na comunidade, mesmo correndo um alto risco, e trouxe a moça para a segurança. Sempre me emociono ao lembrar dessa bela história de solidariedade."

 

Agora que você conhece um pouco mais sobre esse grande destaque da SMS, saiba outros interesses do servidor Mauro Blanco:

 

MANDOU BEM:

 

1. Como você traduziria o espírito da cidade?
Livre, leve e solto.

 

2. O que você elegeria como o melhor para o futuro do Rio?
O caminho da paz.

 

3. Quais são os programas que normalmente você mais gosta de fazer?
Ir ao cinema, ao Planetário, ao Jardim Botânico. Ir ao Parque Natural Municipal do Mendanha, na Zona Oeste, também é uma boa pedida.

 

4. A melhor atração diurna e noturna?
Diurna: visitar as nossas magníficas florestas. Noturna: passear na orla tomando uma água de coco.

 

5. Dos eventos promovidos para a cidade, quais são os que você participa?
Principalmente do Réveillon. Já fui a Copacabana algumas vezes. É incrível.

 

6. Ponto turístico que mais gosta?
Corcovado.

 

7. Qual é o seu petisco favorito?
São tantos... mas eu voto no bolinho de bacalhau.

 

8. Qual é a mania mais comum do carioca com a qual você se identifica?
Sorrir. Distribuir sorrisos é a cara do carioca.

 

9. Onde o Rio é mais Rio?
Nas praias.

 

10. Ser carioca é...
Viver numa cidade linda e alto astral.