“ Amo o que eu faço”

05/01/2015 06:49:00


 

 

Helena Bomeny, Secretária Municipal de Educação,
especializada em Educação  pela PUC, em Ciência da
Informação, pelo Instituto Brasileiro de Informação
em Ciência e Tecnologia, e com licenciatura
em História pela Faculdade de Filosofia da PUC

 

Ela começou lecionando História nas salas de aula da escola São Tomás de Aquino, no Leme, por 15 anos. Era o ano de 1974 e a professora Helena, recém concursada do município, que já era uma apaixonada pela matéria, se tornou uma fã incondicional de seus novos alunos adolescentes. "Adorei ter contato com eles. Eram crianças do Chapéu Mangueira e do Morro da Babilônia que se tornaram uma espécie de laboratório para eu ser mãe", revela Helena, ao ter convivido não só com meninos e meninas que jogaram bola com seus filhos,  mas também com seus pais, na mesma feira do bairro onde morava. "Uma espécie de cidade do interior onde a gente sempre se cruzava."

 

Segundo Helena Bomeny, foram 20 anos de sala de aula somando o tempo da Escola Minas Gerais e Cocio Barcellos, em Copacabana, uma base da qual tem orgulho de ter feito parte. Hoje, como Secretária de Educação, ela pode gerir com experiência uma política educacional. "Estou sendo reconhecida pelos professores e diretores municipais que se sentem bem representados."

 

 


"Escola pública é boa e é para todos."
Helena Bomeny


 

 

Para Helena, o importante é fazer parte da educação podendo abrir as portas para os profissionais da rede. "Como secretária, não sou uma personalidade abstrata", afirma essa profissional leve e firme no que acredita. E que chegou onde chegou depois de ter percorrido também outros caminhos enriquecedores: atuou como consultora do Programa das Nações Unidas na área de Avaliação Educacional, pelo INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais; foi Gerente de Avaliação e Planejamento com foco na formação dos professores da rede estadual de Pernambuco; trabalhou durante cinco anos como pesquisadora do Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil da Fundação Getúlio Vargas (CPDOC). E desde 2009, faz parte da atual gestão, tendo iniciado como subsecretária.

 

A partir deste novo ano de 2015 , Helena Bomeny tem um grande desafio: o de ver a rede municipal do Rio com o maior Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), entre todas as escolas das capitais do país. "O que a gente vai alcançar com um ensino e um efetivo de qualidade e provando que se pode aprender bem com a idade correta", declara confiante.

 

Mandou Bem

 

1. Como você traduziria o espírito da cidade?
Renovação.

 

2. O que você elegeria como o melhor para o futuro do Rio?
Devolver a cidade aos cidadãos.

 

3. Quais são os programas que normalmente você mais gosta de fazer?
Cinema, leitura, jantar fora, andar na orla e ficar com os meus netos.

 

4. A melhor atração diurna e noturna?
De dia, abrir a janela e ver o mar, e à noite ir a um cinema e esticar em um barzinho.

 

5. Dos eventos promovidos para a cidade, quais são os que você participa?
Atualmente, todos os que estão ligados aos 450 anos da cidade. E o Réveillon, da minha janela e com os meus amigos.

 

6. Ponto turístico que mais gosta?
Praia de Copacabana, Ipanema e o Corcovado.

 

7. Qual é o seu petisco favorito?
Pastel de queijo do Bar do Adão.

 

8. Qual é a mania mais comum do carioca com a qual você se identifica?
Ver a vida com bom humor, de forma positiva.

 

9. Onde o Rio é mais Rio?
Na Lapa.

 

10. Ser carioca é...
Estar bem com a vida.