ARMAZÉM DE DADOS: 13 ANOS DE MUITA HISTÓRIA

17/11/2014 04:00:00


 

O endereço do portal é: www.armazemdedados.rio.rj.gov.br


"Onde posso encontrar informações técnicas da cidade?" Há 13 anos, essa pergunta ficou bem mais fácil de ser respondida: no Armazém de Dados, do Instituto Pereira Passos. Diariamente utilizada por muitos servidores como fonte de referências, esse foi o primeiro portal de uma prefeitura no Brasil específico para dados, informações, mapas, estatísticas e estudos sobre o município. Por isso, também costumam acessá-lo professores, pesquisadores de universidades, estudantes e outros interessados em seus diversos temas apresentados.

 

Para falar um pouco sobre esses 13 anos comemorados recentemente, o Portal do Servidor conversou com Fernando Cavallieri, Gerente de Projetos e Sistemas do IPP. Há 33 anos na Prefeitura do Rio, Fernando, que é formado em sociologia, viveu de perto toda essa história. "Quando criamos o Armazém, em 2001, entre os integrantes da equipe inicial eu era quem menos entendia de internet. Não enxergava a importância daquela nova ferramenta. Pedi para participar da equipe por curiosidade. Aos poucos, fui entendendo do que se tratava e, com o passar do tempo, a internet dominou o campo da disseminação das informações. Hoje sinto orgulho de fazer parte da equipe e tenho a certeza de estar fazendo algo útil para muitas pessoas. Com certeza é, até hoje, um dos melhores sites de informações técnicas do Brasil, na esfera municipal. Para a cidade, o Armazém de Dados representa uma fonte segura de informações de vários tipos, sobre a cidade do Rio, suas regiões administrativas, bairros, favelas, setores censitários etc."

 

Fernando Cavallieri, Gerente de Projetos e Sistemas do IPP (Foto: Cézar Duarte)


Entre tantas histórias já vividas durante essa trajetória de sucesso, Fernando destaca o reconhecimento ao trabalho realizado no Armazém de Dados. "Cerca de cinco anos após estar no ar, começaram a surgir depoimentos elogiosos de gestores públicos, técnicos de governo, pesquisadores acadêmicos e estudantes. Aí percebi que tínhamos conseguido reconhecimento na sociedade. A consolidação dos sistemas de informação geográfica (no chamado Portalgeo), concebida inteiramente pela ‘prata da casa' foi também fundamental e colocou o IPP como um dos mais importantes órgãos brasileiros desse campo do conhecimento. A inauguração do Armazenzinho, em 2008, uma joia eletrônica para a informação, o lazer criativo e a aprendizagem lúdica de crianças e jovens, foi outro momento brilhante do Armazém."

 

Já em relação ao futuro, Fernando conta que novidades estão por vir. "Está sendo preparada uma mudança muito grande na forma de organizar internamente os dados, de forma que o usuário tenha muito mais facilidade e muito mais possibilidades de obter boas informações sobre o Rio. Aproveito ainda para enviar uma mensagem aos colegas servidores: eu ficaria muito feliz em vê-los dando uma "passada" no Armazém de Dados. Desfrutem de algumas de suas diversas e úteis "mercadorias". Quem sabe não encontram algo útil para o seu trabalho ou para ampliarem seu conhecimento. Ah, e não se esqueçam de mostrar o Armazenzinho para as crianças da família", completa.

 

O Armazenzinho é outro destaque bastante acessado do portal


Vale lembrar que, além do portal (http://www.armazemdedados.rio.rj.gov.br/), o Armazém de Dados também está disponível no Facebook e no Twitter, como fontes paralelas de informações ligadas ao site. Que venham muitos e muitos anos de vida ao Armazém de Dados!