VIVA O POETINHA

20/10/2014 04:00:00


 

 

A BEM do Leblon realizou diversas ações ao longo do ano

O Portal do Servidor aproveitou a semana de aniversário de Vinícius de Moraes, dia 19 de outubro, para apresentar as homenagens criadas pela Biblioteca Escolar Municipal do Leblon, que tem o Poetinha como patrono. Iniciativa da bibliotecária Claudia Gomes, há 19 anos na Prefeitura do Rio, as homenagens começaram em 2013, ano do centenário de Vinícius, onde ela participou contando e cantando as poesias da Arca de Noé para os alunos da rede pública municipal.

 

Há quatro meses atuando na biblioteca, Claudia Gomes começou sua trajetória na Secretaria Municipal de Cultura, em 1995. Após ficar um ano no processamento técnico, foi para a Biblioteca Popular Municipal do Grajaú (atual BEM Grajaú), onde ficou por 18 anos. Em 2011, com a troca de administração das bibliotecas para a Secretaria Municipal de Educação, Claudia chegou à SME. Ela conta que a ideia de homenagear Vinícius de Moraes é um motivo de muita satisfação, assim como é para ela fazer parte da BEM do Leblon.

 

"É sempre gratificante viver novas experiências, pois nelas aprendemos e aperfeiçoamos o nosso trabalho, nos levando a um amadurecimento no nosso desempenho. São experiências que levaremos para sempre em nossa vida, não só para mim quanto também para a BEM. É muito importante levar a leitura às pessoas, os romances, poesias e principalmente as poesias de Vinícius de Moraes, que foi uma pessoa muito importante no nosso país. Suas poesias romperam fronteiras levando o Brasil a muitos países. Por isso, além das comemorações do ano passado, concluímos o ciclo do seu centenário com as seguintes ações: Pegue e Leve Poesia de Vinícius de Moraes (diariamente), Leia e Troque (diariamente), exibição de documentário sobre Vinícius de Moraes, abertura da sala Vinicius de Moraes, Hora do Conto, Foto Maluca, Oficina de Origami. Ainda temos os eventos fixos, que são exposição e acesso à internet", conta ela.

 

"Boteco do Vinícius" foi um dos espaços criados na BEM


Ainda segundo Claudia, houve uma mudança na postura na BEM do Leblon após a sua chegada. E o aniversário de Vinícius de Moraes foi uma grande oportunidade para isso. "Desde que cheguei, tenho procurado dar uma cara nova à BEM, pois a considerava muito tradicional, com poucos enfeites e cores. Então, procurei dar este toque que faltava ao imóvel, que é muito bonito. Comecei pelo setor infantil, pintei de colorido algumas estantes que eram brancas, pintei também um armário antigo, separei os livros infantis dos juvenis e por classes, coloquei adesivos nas paredes e mesas, entre outras coisas. Também preparei uma sala para o acervo de Vinícius de Moraes com o tema "Boteco do Vinícius". No salão principal também dei um toque com vasinhos de flores. Como estamos na primavera, fiz algumas flores, pássaros e guirlandas para enfeitar. As pessoas se surpreenderam bastante com o novo visual da biblioteca e fazem bastantes elogios", diz orgulhosa a bibliotecária.

 

Vale destacar que a Claudia foi uma das vencedoras do último edital da Secretaria Municipal de Educação, que promoveu um concurso que tinha como prêmio uma viagem à FLIP. "Minha ida à FLIP foi um sonho que alimentei por muito tempo. Quando soube do concurso, vi a chance de ir e foi maravilhoso. Participei do concurso com um relato de experiência desde que entrei na prefeitura e tive essa felicidade de ser premiada. Foram cinco dias vivendo literatura, assistindo palestras para o aperfeiçoamento do meu trabalho. Gostaria até de ter assistido mais palestras, mas eram tantas coisas para ver que fiquei um pouco perdida."

 

Claudia Gomes, bibliotecária da Biblioteca Escolar Municipal do Leblon


Antes de encerrar, Claudia aproveitou para enviar uma mensagem aos servidores e, claro, incentivar a leitura entre todos. "Gostaria de dizer que tudo que faço é feito com muito amor. Quando trabalhamos com amor, o nosso trabalho flui. Semeamos a leitura e vemos as flores e frutos brotarem. É muito gratificante quando uma criança vem na hora do conto e depois volta para se associar a biblioteca para levar livros e ler em casa. Desejo que todos também amem sua profissão e consigam a realização, para que quando olharem para trás vejam que ajudaram a construir o nosso Brasil", conclui.


Imagens relacionadas:




















































 


 

 

 

Matérias mais lidas - Out/16

LÍDERES CARIOCAS
EM PAUTA

 

 

Acredito na força transformadora das crianças

 

VIDAS DEDICADAS À EDUCAÇÃO

 

 

Revista Servidor+

 

Edição 10 - Outubro 2016
Especial Rio 2016