DESAFIO PREMIADO

20/08/2014 15:49:00


 

 

Eles conquistaram o poder de transformar as suas próprias vidas voltando às salas de aulas no CREJA, Centro de Referência de Educação de Jovens e Adultos. Para isso, retomaram o tempo escolar, muitas vezes substituído pelo trabalho. Há uma década, esse espaço de educação na cidade possibilita a conclusão do curso fundamental para jovens a partir de 17 anos e adultos, sem limite de idade. Com um trabalho de ensino exclusivamente voltado para eles.

 

Medalha Pedro Ernesto entrgue ao CREJA


O CREJA está comemorando 10 anos nessa estrada, reconhecido por alunos, professores e pela população que utiliza o espaço. E agora também pela Câmara dos Vereadores, ao ser homenageado com a medalha Pedro Ernesto.

 

Fátima Valente, diretora do Centro de Referência
de Educação de Jovens e Adultos

 

Segundo Fátima Valente, desde 2008 no CREJA, primeiro como supervisora pedagógica, e desde 2012 como diretora, conta que a ideia do Centro surgiu de um grupo de trabalho formado por professores, gestores, pedagogos e representantes de entidades da educação, diante da necessidade de se pensar exclusivamente jovens e adultos. "O aluno do CREJA é bem diferente daquele para o qual fui preparada no início da carreira. Ele traz conhecimento escolar e de vida pra gente poder dialogar. Daí, o fato dele mobilizar muito o professor", coloca Fátima, que considera esse aluno a grande inspiração do seu corpo docente. "Ele dá sentido ao professor, não só de ensinar, mas de exercer o dever público ao se realimentar como profissional." E a diretora fundamenta esse princípio, ao contar a história de um aluno de 40 anos, que chegou ao Centro com o sonho de ser juiz de Direito. Ele trabalhava e tinha deixado de estudar. "Através da Educação a Distância, fez o Fundamental com a gente e depois prestou prova para o ensino médio do Pedro II, passando em 1º lugar. O CREJA potencializou o seu desejo", conta orgulhosa.

Para Fátima, nem o aluno, nem o professor do CREJA são passivos. São sujeitos de um processo construído para esse tipo de aprendizado. Uma modalidade de ensino tão bem sucedida, que já tem desdobramentos, segundo ela. "A 4ª CRE tem uma escola exclusiva para jovens e adultos na Maré."

 

Nesse rico caminho de 10 anos, o CREJA já ensinou bastante. Principalmente porque trata a educação de jovens e adultos não só como uma compensação dos que retomam seus estudos, mas que também deixa de ser uma escola exclusiva para ampliar suas competências. O que realiza ao investir na educação continuada dos professores da rede, em parceria com as gerências de educação e ao incentivar "leigos", interessados em conhecer a metodologia para poder ensinar outras pessoas lá fora. "Aqui, a gente também conta com parceiros para discutir o mundo do trabalho e os direitos do consumidor, promover palestras, cursos, oficinas de pizza e pão, fotografia, ensinar como montar um currículo...", revela a diretora, que possui uma equipe dedicada e feliz no que faz.

 

Coraci Freitas Ferreira , professor de matemática do
Centro, desde a sua fundação

É o caso do professor de matemática Coraci. "Pensei em vir pra cá, antes do espaço existir. Só havia a proposta, diz ele, que considera estar no CREJA um desafio muito especial, pelo fato de usar o diálogo como base do seu trabalho. "A proximidade com o aluno é muito grande. Ele não é invisível. Conheço o potencial de cada um e interfiro melhor na aprendizagem. O aluno nunca faz a tarefa sozinho." E explicando melhor: "foco o trabalho na leitura e na escrita e desdobro na matemática, que é outra linguagem."

 

 


"Ao consolidar
uma escola exclusiva,
o CREJA conquistou
uma marca."
Fátima Valente


 

 

O Centro de Referência vai além das aulas presenciais. Também desenvolveu a Educação a Distância para esse mesmo público e avançou no tempo. Também criou o CREJA de Portas Abertas recebendo a população em geral para leitura, exposições, participação de professores da rede, encontro de autores e saídas culturais.

 

Com uma estrutura, programa, professores e material didático próprios, o CREJA se tornou um espaço único. "São poucas as prefeituras que têm uma política pública de jovens e adultos", afirma a diretora que, como gestora, está tendo uma aula de humildade. "É um desafio viver a escuta e ao mesmo tempo exercer uma liderança responsável, para conquistar as realizações de um projeto político pedagógico", conclui satisfeita.

 

Américo Homem da Rocha Filho, professor de matemática de educação a distância, que pertence a uma equipe de 5 profissionais


Mais informações, no blog: www.creja.blogspot.com.br e na página do facebook: https://pt-br.facebook.com/pages/CREJA/514240655256603


Imagens relacionadas: