OS NOVOS CAMINHOS DA TRANSCARIOCA

25/08/2014 14:58:00


 

A nova extensão vai até o Terminal Paulo da Portela, em Madureira


O BRT Transcarioca continua seguindo viagem! Afinal, desde o fim do mês passado, servidores municipais e demais cariocas têm à disposição seis novas estações do primeiro corredor de alta capacidade no sentido transversal da cidade. Localizadas na Zona Oeste e subúrbio, as novas plataformas estão em Jacarepaguá (Ipase, Praça Seca e Capitão Menezes), Campinho (Pinto Teles e Campinho) e em Madureira (Paulo da Portela), funcionando de 10h às 15h. 

 

Agora, com a expansão, a expectativa é que o número de passageiros transportados suba de 60 mil para 90 mil por dia. Outra boa notícia é que, com a extensão até Madureira, os passageiros poderão fazer a integração com o trem, aumentando ainda mais o bom número de usuários. Afinal, o BRT Transcarioca, que atende a moradores de 27 bairros, já passou de 1 milhão de passageiros transportados. E entre as estações que mais receberam passageiros logo no seu primeiro mês de operação, estão: Vicente de Carvalho (66.520 passageiros), Taquara (54.242), Tanque (33.873), Galeão Tom Jobim 1 (25.433) e Via Parque (25.197).

 

Também deve ser destacado o fato de que, neste período, foram feitas 11.150 viagens, com os ônibus percorrendo mais de 237 mil quilômetros. Mas ainda vem mais por aí. Quando estiver em sua plena capacidade, o corredor de ônibus contará com 39 quilômetros de extensão, 45 estações e cinco grandes terminais de integração com ônibus convencionais. Atualmente, o BRT Transcarioca opera com três serviços: Galeão - Alvorada (semi-direto), Madureira - Alvorada (Expresso), Madureira - Alvorada (Parador).

 

A servidora da CVL, Yone Mattos,
está na Prefeitura do Rio desde 1983

 

Um destes passageiros foi a servidora Yone Mattos, da Secretaria Municipal da Casa Civil. Segundo ela, uma experiência que demonstra uma maior integração da cidade. "Sou moradora da Barra e como tal, enfrento um trânsito pesado todos os dias para ir e voltar para o trabalho. Assim, tento encontrar meios de burlar os engarrafamentos e chegar um pouco mais cedo ao meu destino. Somado a isso, sou uma grande entusiasta de todas as obras que aumentam a mobilidade urbana na cidade e acho que, neste sentido, estamos avançando muito. Já fiz duas viagens na Transcarioca, uma delas durante a Copa do Mundo, quando vi vários turistas com suas malas chegando do Galeão e embarcando no sentido Botafogo. Foi muito bacana ver o trabalho da administração municipal e um melhor funcionamento da nossa cidade. O BRT demonstra que estamos no caminho para integrar todas as áreas do Rio e dar aos cariocas novas opções de deslocamento pela cidade".

 

A previsão é de que a Transcarioca chegue a transportar 320 mil passageiros por dia com a integração à Estação de Metrô Vicente de Carvalho, estações de trem de Madureira e Olaria e com a Transoeste (no Terminal Alvorada). Para o futuro, os planos da equipe da SMTR são de que haja ainda pontos de integração com a Transolímpica e a Transbrasil. Ou seja, um Rio cada vez mais conectado e com maior fluidez para os cidadãos e os servidores. Aproveite para conhecer abaixo mais sobre os horários e as estações do BRT Transcarioca:

 

E nesta 2ª feira, 25 de agosto, começa mais uma etapa do processo de racionalização das linhas de ônibus das regiões do Recreio, Jacarepaguá e Madureira. Segundo o planejamento da Secretaria Municipal de Transportes, as mudanças são as seguintes:

 

• Início da operação da linha alimentadora 816A (Capela – Tanque), em substituição a 816 (Taquara – Hospital Cardoso Fontes), com integração ao BRT no Terminal Mestre Candeia, junto à estação Tanque.
• Início da operação da linha alimentadora 690A (Méier - Madureira), em substituição à 690 (Méier – Alvorada via Madureira), com integração ao BRT no terminal Paulo da Portela, em Madureira.
• Início da operação da linha alimentadora 890A (Tanque – Alvorada via Cidade de Deus), em substituição à 690 (Méier – Alvorada via Madureira), com integração ao BRT nos terminais Mestre Candeia (junto à estação Tanque) e Alvorada.
• Início da operação da linha alimentadora 932A (Gardênia Azul – Tanque via Pau Ferro), em substituição à 732 (Gardênia Azul – Cascadura), com integração ao BRT no Terminal Mestre Candeia, junto à estação Tanque.
• Início da operação da linha alimentadora 810A (Pontal - Curicica), em substituição à 747 (Vargem Grande - Cascadura), com integração ao BRT na estação Praça do Bandolim (Transcarioca).
• Início da operação da linha alimentadora 809A (Curicica – Recreio via Vargem Grande), em substituição à 749 (Cascadura – Recreio via Vargem Grande), com integração ao BRT na estação Praça do Bandolim (Transcarioca).
• Início da operação da linha alimentadora 954A (Curicica – Recreio via Benvindo de Novaes), em substituição à 758SV (Cascadura – Recreio via Benvindo), com integração ao BRT na estação Praça do Bandolim (Transcarioca).
• Início da operação da linha alimentadora 875A (Praça Seca – Chácara circular), em substituição à 875 (Praça Seca - Chácara), com integração ao BRT na estação Praça Seca (Transcarioca).
• Início da operação da linha alimentadora 991A (Taquara – Alvorada via Cidade de Deus), em substituição à 691 (Méier – Alvorada via Taquara), com integração ao BRT nos terminais Bandeira Brasil (Taquara) e Alvorada.

 

A criação das linhas alimentadoras dos corredores BRT segue a lógica de racionalização do sistema de ônibus no município. Linhas convencionais são extintas ou passam a ter seus itinerários reduzidos, tornando-se parte do Sistema BRT. Com isso, os passageiros passam menos tempo no trânsito comum e, após a integração com os corredores BRT ganham mais rapidez em seus deslocamentos. Os cortes de linhas convencionais acontecem de forma gradual. Tudo isso para tornar o Rio cada vez mais conectado e com maior fluidez para os cidadãos e os servidores. Aproveite para conhecer abaixo mais sobre os horários e as estações do BRT Transcarioca:

 

Galeão - Alvorada (Semi-direto)
Horário de funcionamento: 24h
Estações: Terminal Alvorada, Vicente de Carvalho, que integra com o metrô, Galeão - Tom Jobim 2 e Galeão - Tom Jobim 1.

 

Tanque - Alvorada (Expresso)
Horário de funcionamento: das 5h às 23h, de segunda a sábado
Estações: Terminal Alvorada, Rio 2, Santa Efigênia, Taquara e Tanque.
** Este serviço fará extensão das 10h às 15h para as Estações Ipase, Praça Seca, Capitão Menezes, Pinto Teles, Campinho e Terminal Paulo da Portela, em Madureira.

 

Tanque - Alvorada (Parador)
Horário de funcionamento: 24h
Estações: Terminal Alvorada, Lourenço Jorge, Aeroporto Jacarepaguá, Via Parque, Centro Metropolitano, Hospital Sarah, Rio2, Pedro Correia, Curicica, Praça do Bandolim, Arroio Pavuna, Vila Sapê, Recanto das Palmeiras, Divina Providência, Merck, André Rocha, Taquara, Aracy Cabral e Tanque.
** Este serviço fará extensão das 10h às 15h para as Estações Ipase, Praça Seca, Capitão Menezes, Pinto Teles, Campinho e Terminal Paulo da Portela, em Madureira.

 

ENDEREÇOS DAS NOVAS ESTAÇÕES:

 

Ipase
R. Cândido Benício, S/N, Próximo ao 2785, Praça Seca

Praça Seca
Praça Seca, S/N, Próximo ao 32 , Praça Seca

Cap. Menezes
R. Cândido Benício,S/N, Próximo ao 1236, Campinho

Pinto Teles
R. Cândido Benício,S/N, Próximo ao 643, Campinho

Campinho
R. Domingos Lopes, S/N, Em frente ao 77, Madureira

Terminal Paulo da Portela
R. Padre Manso, S/N, Em frente ao nº 203, Madureira