Do sonho de ser cientista à realização na informática

28/07/2014 03:00:00


 

Luciana Nascimento Santos – analista de sistemas e
Supervisora da Gerência de Infraestrutura de TI da IPLAN

 

Desde o dia que pensou em ter uma profissão, se imaginava inventando algo como uma cientista. Talvez por isso, tenha caído na área desenvolvimento de sistemas, setor da informática sempre em busca de soluções criativas, que ela já havia escolhido, mesmo antes de entrar para a prefeitura em 2000. Luciana, depois de passar por uma empresa petroquímica e duas siderúrgicas, fez concurso para o município sem nenhuma expectativa. "Fiz o concurso sem a menor pretensão de passar. Quando recebi o resultado fiquei surpresa", conta ela.

 

Há 14 anos na prefeitura, Luciana começou no gabinete do prefeito. "Na época, tratava-se da Secretaria de Desenvolvimento Institucional", explica. Foi exatamente lá que se destacou criando uma Coordenadoria de Informática para atender todas as secretarias especiais. Com um reconhecido trabalho de apoio, Luciana montou a infraestrutura, centralizou as informações, planejou todas as etapas, orientou a compra de equipamentos e de softwares. "A implementação dessa coordenadoria, que exigiu formar uma equipe, padronizar uma área, criando uma referência e uma identidade e ainda sentir com isso o retorno de ter prestado um bom serviço, me deu muito prazer," declara.

 

Há 2 anos, após ser convidada para ser supervisora da Gerência de Infraestrutura do Datacenter, coração da área de informática da prefeitura, Luciana hoje trabalha com cerca de 500 micros e vem implantando novos sistemas e recursos e cada vez mais envolvida com correio, web, banco de dados, fitoteca e infraestrutura elétrica e lógica das redes. "Hoje estou ligada diretamente a 30 profissionais. São eles que me permitem materializar os projetos de toda prefeitura com bons resultados", fala Luciana, orgulhosa, tanto dos servidores que a consultam e reconhecem o desempenho do seu trabalho, quanto de poder contar com um respaldo técnico. "A prefeitura hoje também investe muito mais nessa área. Até nossos sistemas foram incrementados. A nossa tecnologia agora é de ponta", acrescenta Luciana, que se sente uma profissional com uma responsabilidade muito grande, mas realizada ao trabalhar com a prefeitura como um todo, cujos projetos de TI sempre passam pela gerência.

 

Mandou Bem

 

1. Como você traduziria o espírito da cidade?
Alegria.

 

2. O que você elegeria como o melhor para o futuro do Rio?
Investimento na educação e na infraestrutura da cidade.

 

3. Quais são os programas que normalmente você mais gosta de fazer?
Cinema, teatro e praia.

 

4. A melhor atração diurna e noturna?
Diurna: praia e noturna: teatro.

 

5. Dos eventos promovidos para a cidade, quais são os que você participa?
Carnaval no centro da cidade e Réveillon.

 

6. Ponto turístico que mais gosta?
Pão de Açúcar.

 

7. Qual é o seu petisco favorito?
Pizza e churrasco.

 

8. Qual é a mania mais comum do carioca com a qual você se identifica?
Pegar sol e pedalar na orla.

 

9. Onde o Rio é mais Rio?
Na hora que eu estou chegando em casa pela ponte Rio-Niterói.

 

10. Ser servidor é...
Se comprometer com o cidadão carioca.