“Ser servidor é muito mais que uma profissão: é uma vocação”

21/07/2014 03:00:00


 

José Ricardo Teixeira está na
Prefeitura do Rio há 32 anos

 

Quem manda bem nesta semana é o servidor José Ricardo Teixeira, atual Coordenador Geral de Gestão Administrativa, da Secretaria Extraordinária de Proteção e Defesa do Consumidor – SEDECON. Com uma história que começou 32 anos atrás, ele costuma dizer que sua jornada na Prefeitura do Rio é motivo de muita alegria, afinal, pôde "constituir família" pelos diversos órgãos por onde passou: SMF, SMO, RIOURBE, GEORIO, SMEL, FRE, SMC e, finalmente, SEDECON. 

 

Como você pode ver, a lista de trabalhos na administração pública é longa. Segundo José Ricardo, essa escolha surgiu de forma muito natural. "Ser servidor para mim é quase genético. Meu pai e meu ídolo, Nelson Teixeira, serviu à PCRJ desde a fusão em 1975, até o seu falecimento em 2004. Antes da fusão, ele já era servidor do antigo Estado da Guanabara, portanto, quase um jubileu, com 50 anos de serviços bem prestados. O serviço público era para ele mais do que uma profissão, era um caso de amor. Aprendi com ele a gostar do que faço, portanto, ser servidor público é para mim motivo de imenso orgulho. Ser servidor público é, em minha opinião, muito mais do que uma profissão: é uma vocação. É preciso ser vocacionado para em meio às dificuldades pessoais e profissionais, sentir a alegria de servir aos seus colegas de trabalho e, principalmente, ao cidadão carioca com a eficiência que eles merecem. É muito mais do que a doação do seu serviço, é a doação de si próprio."

 

Em relação à sua atuação atual, na SEDECON, José Ricardo conta que o prazer também caminha lado a lado com os desafios. "Sempre me identifiquei como um servidor da base da pirâmide, por mais horizontalizada que ela fosse, e poder atender os anseios e necessidades dos colaboradores que estão abaixo de mim na estrutura organizacional, com a mesma presteza e carinho que sirvo aos meus superiores. Isso é para mim muito prazeroso. Profissionalmente, me orgulho muito de ter participado da Certificação ISO 9001, na Riourbe – Empresa Municipal de Urbanização e de um Planejamento Estratégico de RH, na SMO. Atualmente, o grande desafio, não só meu, mas de toda a equipe da Secretaria Extraordinária de Proteção e Defesa do Consumidor, é executar com dedicação e eficiência a política pública municipal de proteção e defesa do consumidor."

 

Entre tantas histórias vividas, José Ricardo não destaca um episódio em específico, mas sim, o conjunto da obra. "Guardo em meu coração todos os altos e baixos que estamos sujeitos ao longo da construção de nossas carreiras profissionais, mas agradeço muito a Deus por todas as pessoas que confiaram em mim e me ajudaram a dar cada passo nesse sentido. Sem elas, não teria conseguido chegar até aqui. Considero, portanto, esse o meu maior feito: ter constituído uma família muito querida ao longo de todos os lugares onde trabalhei. As realizações que alcançamos foram de mérito coletivo."

 

Agora, conheça um pouco mais sobre outros interesses e preferências de José Ricardo Teixeira, um servidor que manda muito bem na Prefeitura do Rio!

 

MANDOU BEM:

 

1. Como você traduziria o espírito da cidade?
Sedutor por seus milhares de encantos.

 

2. O que você elegeria como o melhor para o futuro do Rio?
Uma cidade que priorize o pleno atendimento dos anseios e necessidades de seus cidadãos.

 

3. Quais são os programas que normalmente você mais gosta de fazer?
O convívio familiar nos finais de semana e encontros informais com amigos.

 

4. A melhor atração diurna e noturna?
Os shoppings com suas salas de cinema e praças de alimentação, que se transformaram numa opção segura de lazer a qualquer hora do dia ou da noite.

 

5. Dos eventos promovidos para a cidade, quais são os que você participa?
Tenho curtido o Circuito Light Rio Antigo, promovido pela Light em parceria com a Prefeitura, que realiza provas de rua, com percursos nas principais vias do centro da cidade, mais precisamente no berço histórico e cultural da Cidade Maravilhosa.

 

6. Ponto turístico que mais gosta?
O Cristo Redentor: carrega em si um misto de ponto turístico e símbolo religioso.

 

7. Qual é o seu petisco favorito?
Sou neto de portugueses e não dispenso o tradicional bolinho de bacalhau.

 

8. Qual é a mania mais comum do carioca com a qual você se identifica?
Como dizia Rui Barbosa, "aqueles que nascem ante o horizonte, não podem ser míopes": Gosto de sentar na orla e ficar admirando até onde a vista alcança, a beleza do horizonte.

 

9. Onde o Rio é mais Rio?
No coração de todos os cariocas.

 

10. Ser carioca é...
Ser alegre, bonito, inteligente e modesto... é isso, ser brincalhão!