Uma história que se confunde com a do Brasil

21/07/2014 03:00:00


 

A igreja está localizada na Rua 1º de Março, no Centro

Palco de alguns dos mais importantes momentos da nossa história, como a coroação de D. Pedro I e D. Pedro II, além de cenário dos casamentos reais, a Igreja de Nossa Senhora do Carmo da Antiga Sé é um Ponto Carioca diferenciado. Localizada no Centro da cidade, na Rua 1º de Março em frente à Praça XV, a igreja nasceu como uma pequena ermida dedicada à Nossa Senhora do Ó. Porém, quando a ordem carmelita chegou ao Brasil, por volta de 1590, as instalações dos beneditinos foram apropriadas, entre elas a ermida, que foi convertida em Capela da Ordem do Carmo.  

 

Já em 1619, os frades iniciaram a construção de um convento ao lado da capela e uniram os dois edifícios por meio de uma torre com portaria. Posteriormente, ela foi demolida para chegar até a Rua Sete de Setembro (a torre existente hoje é do século XX, realizada pelo Cardeal Arcoverde). O convento, de dois andares e 13 janelas cada, voltado para a Praça XV, seria ocupado mais tarde, pela Rainha D. Maria. Vale destacar como curiosidade que, em 2008, as escavações realizadas durante a reforma feita revelaram vestígios de mangue no local, o que indica que provavelmente ela foi construída muito próxima da areia e voltada para o mar. Ou melhor, como mandava a tradição na época, voltada para Portugal.

 

Anos depois, a capela, que estava em estado precário, desabou e, por volta de 1761, foi construído um novo templo, do Mestre Manuel Alves Setúbal, com o nártex (género de planta de grandes dimensões) já voltado para o mar (a antiga capela, porém, era voltada para o convento). O seu interior inclui ainda a belíssima talha dourada em estilo rococó, do Mestre Inácio Ferreira Pinto. Quanto ao exterior, apenas o primeiro andar da fachada, com os três portais em estilo pombalino lisboeta, é ainda original. Foi essa igreja que, em 1808, D. João VI transformou em Capela Real, quando chegou ao Brasil. A família real foi instalada no então Palácio dos Vice-Reis, que hoje é o Paço Imperial (Praça XV).

 

Sagração de D. Pedro I em 1822. Pintura de Jean Baptiste Debret


Até 1976, quando foi inaugurada a Catedral Metropolitana, a Antiga Sé foi a igreja onde aconteceram algumas das cerimônias mais importantes da história do Brasil. Depois da morte de Dona Maria I, em 1816, a igreja ganhou novo sino e nova torre sineira para a aclamação de D. João VI como rei, em 20 de março do mesmo ano. Mais tarde, em 10 de dezembro de 1822, com a coroação de D. Pedro I como imperador e com o Brasil já independente de Portugal, o tempo passa a ser Capela Imperial. Mais tarde, também vai ser a igreja que acontece a coroação de D. Pedro II, além de todos os casamentos reais, como o da princesa Isabel com Louis Phillippe Gaston d'Orléans, o Conde D'Eu, em 15 de outubro de 1864. Com a proclamação da república, a igreja foi remodelada pelo Cardeal D. Joaquim Arcoverde e inaugurada como Catedral Metropolitana em 1º de maio de 1900.

 

Viu só quanta história tem a Igreja de Nossa Senhora do Carmo da Antiga Sé? Então, aproveite que você já conhece mais sobre ela e faça uma visita ao espaço. O acervo religioso, artístico e histórico tem acesso livre, de segunda a sexta, das 8h30 às 15h30, e nos sábados, das 9h30 às 12h, sendo que no 1º sábado do mês não há visitação. Confira!


Imagens relacionadas: