Arco do Teles: uma passagem pela história da cidade

19/05/2014 04:40:00


 

Construído no século XVIII, para ligar a antiga Praça do Carmo, hoje Praça XV, à Rua da Cruz, atual Rua do Ouvidor, o Arco do Teles fazia parte da residência da família Teles de Menezes, proprietária dos prédios no local. Daí o nome. 

 

O Arco do Teles, o último de todos os arcos que existiram na cidade, foi construído pelo engenheiro militar José Alpoim


Na época dos vice-reis, o Arco já era frequentado por muita gente. Principalmente pelos quem iam prestar devoção à Nossa Senhora do Prazeres, cuja imagem existia em um nicho no seu interior. O Arco do Teles foi o que restou do conjunto arquitetônico, após um incêndio em 1790, quando se perderam importantes documentos do Senado da Câmara, que funcionava ali. A reconstrução foi imediata e ainda preservou um dos monumentos mais expressivos da influência portuguesa no Rio.

 

Um memorável passeio pela Travessa do Comércio


Hoje, andar pelo Arco do Teles, seguindo a Travessa do Comércio, é fazer uma viagem no tempo. É sentir um pedacinho do Brasil Imperial, mas repleto de bares e restaurantes com suas fachadas preservadas. O local é exclusivo para pedestres, remetendo ao calçamento antigo feito com pedras.

 

Carmen Miranda e a irmã no Arco do Teles, endereço onde moravam nos anos 20. O local também funcionava como a pensão de sua mãe


Os foliões do bloco de Carnaval "Boitatá" é que sabem aproveitar o clima, ao reviverem todos os anos esse "Rio antigo", quando saem para o desfile na cidade do Arco do Teles com marchinhas e fantasias do passado.

 

Arco do Teles, uma das áreas de lazer mais procuradas junto à Praça XV


Com um dos melhores endereços para se marcar um "happy hour", o Arco do Teles agrada a cariocas e turistas. Um lugar para se beber, comer, bater papo e ouvir boa música, tendo a história da cidade como cenário.


Imagens relacionadas:


» arco_5







» arco_6







» arco_7







» arco_8