A educação infantil acima de tudo

25/11/2013 04:00:00


 

O mundo imaginário das crianças, segundo Andréa Aquino, pode tê-la atraído a trabalhar com elas. Mas quando a gente ouve essa moça falando da sua opção pela educação infantil, não tem dúvida: Andréa não poderia ter feito escolha melhor. 

 

Andréa Aquino de Andrade Veiga, responsável por projetos de educação infantil na SME


Desde 1993, como professora fundamental do município, Andréa começou na prefeitura em um CIEP em Rio das Pedras. Daí, foi para uma escola na Praça Seca, em Jacarepaguá, quando iniciou sua carreira em educação infantil. Isso, pela manhã, porque à noite ela também se dedicava a jovens, adultos e alunos com limitações pelo autismo, psicoses infantis e deficiências visuais, entre outras síndromes, em uma turma de condutas típicas. Uma forma de ampliar seu leque na educação. Em 2005, se tornou professora itinerante de crianças especiais, fazendo também um trabalho de inclusão com pais e professores.

 

Mas o destino levou Andréa para longe do Rio. Com marido militar, transferido para Brasília, lá foi ela, depois de pedir licença da prefeitura sem vencimentos. Na capital, aproveitou para aprimorar a sua carreira. E fez mestrado na UNB em educação, defendendo a dissertação "O meu chapéu tem 3 pontas: educação infantil, psicanálise e o cantar".

 

De Brasília, seguiu pra mais longe ainda: Belém do Pará. E apostando na sua vocação, acabou convidada a fazer parte da equipe técnica da Secretaria de Educação da cidade, onde pode desenvolver um trabalho de acompanhamento de creches, consultoria e formação de professores. "Pude inclusive participar das Ecoescolas, espaços voltados para a sustentabilidade nas periferias", conta Andréa.

 

Essa professora que nunca perdeu seu foco profissional, desde 2012 de volta à sua cidade, está na SME à frente de projetos voltados para a educação infantil. "Posso hoje dar continuidade ao que eu sempre gostei de fazer. E é visitando as escolas e estando perto das crianças e professores que continuo em contato com a essência do meu trabalho", revela.

 

Indicada pela colega da educação infantil Elizabeth Martini para participar como destaque do Portal do Servidor, Andréa se sente envaidecida pelo fato da sua trajetória ganhar um significado importante.

 

Mandou Bem

 

1. O que você mais gosta na cidade?
Da alegria e do carnaval.

 

2. E o Rio que prefere esquecer?
O da violência infantil.

 

3. O que está faltando na prefeitura?
Falta mais sensibilidade, de todos em geral, para perceber que a criança é o verdadeiro centro do processo de ensino e aprendizagem.

 

4. No que a prefeitura manda bem?
No trabalho desenvolvido nos EDIs – Espaços de Educação Infantil.

 

5. O fim de semana é bom para...
Ir à praia.

 

6. Qual é a música que tem a cara do Rio?
Cariocas, da Adriana Calcanhoto.

 

7. Ônibus, metrô, trem ou bicicleta?
Metrô.

 

8. Qual é o prato que não pode faltar?
Feijoada.

 

9. Onde o Rio é mais bonito?
No Cristo Redentor.

 

10. Servidor feliz é...
Respeitado, valorizado e com autonomia para participar de decisões junto à sua equipe.