De agente administrativo a chefe de gabinete, uma carreira que só faz crescer

04/11/2013 04:00:00


Leonardo Souto de Castilho – assessor e chefe de gabinete
da Subsecretaria de Gestão Estratégica e Integração
da Rede da Saúde, desde abril deste ano

 
 

Em 2000, com apenas 19 anos, esse rapaz que ainda estudava Direito, passou no segundo concurso que fez na vida e entrou para o seu primeiro emprego: o de agente administrativo na Secretaria de Saúde da Prefeitura do Rio. "Fiz o primeiro concurso para a Câmara Municipal, passei, mas não entrei porque ele foi impugnado judicialmente", conta Leonardo Souto Castilho. Segundo Leonardo, satisfeito com tudo que realizou na Saúde até hoje, sua inspiração para a carreira de servidor municipal veio da vivência de sua mãe e tias, professoras da rede pública. "Elas me deram um norte", diz ele.

 

Os 13 anos que passou trabalhando no RH da Saúde, até vir para a nova subsecretaria onde está hoje, deram a Leonardo uma experiência e tanto. Primeiro, ele começou como agente de administração, cuidando da movimentação e admissão de pessoal. Três anos depois, já era chamado para cuidar da aposentadoria de seus colegas da Saúde na direção de cadastro. "Nesse período, minha equipe e eu transformamos a divisão em um serviço de referência", conta com orgulho. A partir daí, em 2009, virou coordenador de administração de pessoas, com 50 servidores sob sua responsabilidade. Foi nessa coordenação, que Leonardo Souto, junto com a sua equipe, teve um desafio em especial: o de realizar para a política de Acordo de Resultados a avaliação de desempenho de 28 mil profissionais da Saúde em menos de 30 dias. Uma tarefa árdua que se mostrou gratificante. "O maior reconhecimento desse trabalho foi quando a Controladoria nos pediu detalhes sobre o sistema que adotamos para ver se podiam adaptá-lo à sua metodologia", fala com orgulho.

 

"Atuar na nova Subsecretaria de Gestão Estratégica e Integração da Rede da Saúde, apenas há 6 meses, já está sendo um aprendizado enorme", segundo Leonardo. "O convite para fazer algo totalmente diferente veio em um momento que eu já sentia a necessidade de mudar o foco de trabalho e a rotina", revela ele, ao se dedicar atualmente à gestão plena e à reestruturação do sistema municipal de regulação de leitos e ambulatórios.

 


"Gosto do desafio de trabalhar com projetos instigantes."
Leonardo Souto de Castilho


 

"Foi muito estimulante ter a possibilidade de fazer o ofício 01, sem o compromisso com os erros e acertos de um passado administrativo. E só em uma subsecretaria tão nova assim, é possível", coloca Leonardo.

 

Esse bacharel de Direito, que faz questão de agradecer a indicação de sua colega jornalista Claudia Ferrari, da ASCOM, para ser destaque no Portal do Servidor, se sente valorizado. "Principalmente em uma secretaria repleta de profissionais que poderiam ser incluídos neste espaço", conclui.

 

Um profissional assim, como o Leonardo, já mostra uma carreira que vai longe

 

Mandou Bem

 

1. O que você mais gosta na cidade?
Do clima, da diversidade geográfica com praias ao lado de montanhas e do próprio povo carioca.

 

2. E o Rio que prefere esquecer?
O da violência.

 

3. O que está faltando na prefeitura?
Melhor planejamento do trânsito e aprimorar a sua interlocução com os cidadãos e os próprios servidores. O gargalo da prefeitura sempre foi a comunicação. Publicar uma informação no DO não quer dizer que todo mundo leia. É preciso que a comunicação seja mais próxima. Por isso, sou ligado no Portal do Servidor, que ainda te dá um feedback.

 

4. No que a prefeitura manda bem?
No esforço que vem implantando na qualificação do servidor da saúde. Principalmente na ampliação da cobertura da atenção primária.

 

5. O fim de semana é bom pra...
Descansar e curtir a casa e a família.

 

6. Qual é a música que tem a cara do Rio?
Samba do Avião do Tom e Vinicius, e Carioca, da Adriana Calcanhoto

 

7. Ônibus, metrô, trem ou bicicleta?
Metrô.

 

8. Qual é o prato que não pode faltar?
Carne assada com uma boa massa.

 

9. Onde o Rio é mais bonito?
Do alto do Cristo Redentor.

 

10. Servidor feliz é...
Aquele que faz o que gosta e é reconhecido por isso.