“Cuidar das árvores é um ato de amor”

29/10/2013 04:00:00


 

 

Isaías Gonçalves da Silva, ao lado de Jequitibá,
na Cidade das Crianças

Esse engenheiro florestal com pele curtida de sol, cujos olhos brilham quando fala de jequitibá, ipê, pau-brasil, tamboril, entre tantas outras espécies de árvores, desde 1992 cuida do verde da cidade. Mais precisamente da arborização e do reflorestamento. Atividades que já praticava antes na prefeitura de Angra, onde realizou com a comunidade o 1º reflorestamento da Ilha Grande que virou área de preservação ambiental em 1990.

 

"Meu ofício é trabalhar sombra boa para as pessoas. Sombra é conforto em locais de convivência", diz Isaías, que atualmente está renovando a arborização entre a prefeitura e a estação do metrô Cidade Nova, na Presidente Vargas, desfeita na época da construção da passarela. "Também sou usuário desse trecho, como centenas de pessoas que pegam ônibus sem nenhuma sombra", coloca Isaías, que conta com a Conservação para romper o solo enquanto ele e a sua equipe dão condição ao crescimento das árvores também do canteiro de descida do elevado Paulo de Frontin e do passeio que dá acesso à Praça da Bandeira.

 

Faz parte hoje também da planilha do Isaías a renovação dos canteiros laterais, centrais e das rotatórias da Avenida das Américas, do Shopping Recreio à Estação BRT Pingo D'Água, onde ele e suas duas equipes com 40 trabalhadores estão plantando cerca de 3.800 mudas até o final deste mês.

 

Como bom filho de lavrador, do Espírito Santo, Isaías não coordena e fiscaliza apenas, mas coloca literalmente a mão na terra. "Meu pai me inspirou a criar uma identidade com a natureza", revela o engenheiro, que explica de uma forma bonita o seu trabalho. "Primeiro a gente escolhe a muda, que têm que ser forte, sadia e já crescida, para aguentar as condições adversas do local. Em seguida, abre um belo e generoso berço, tira o entulho e coloca uma boa terra com matéria orgânica. Depois, a gente aduba, planta e monitora. Vê se está crescendo, se quebrou e precisa trocar. Acompanha o que plantou."

 

 


"Tenho com cada árvore recuperada
uma satisfação pessoal muito grande.
É extremamente gratificante."
Isaías Gonçalves da Silva


 

 

Mas para esse engenheiro florestal que ama o que faz, ainda faltam mais recursos para cuidar melhor das árvores da cidade. "Um programa de manutenção com carros, insumos e mais gente disponibilizada para trabalhar. Plantar é fácil, consolidar o plantio hoje é muito difícil", desabafa Isaías, que mesmo na luta diária, se sente realizado ao ver tantas árvores que já foram plantadas nas praças da cidade, apesar de faltar muito ainda, segundo ele.

 

Faz parte do seu belo currículo na prefeitura também o trabalho de arborização dos EDIs, Espaços de Desenvolvimento Infantil da Penha e Jardim América. "Lá escolhi mangueiras, ingás, pitangueiras, jambeiros, goiabeiras, cajueiros que dão galhos bem em baixo... árvores que permitem que as crianças subam", explica ele, também coordenador do plantio de 86 mudas na parte interna e árida da Usina de Asfalto, no Caju.

 

Mas ideal mesmo para Isaías é perceber quando o usuário se apropria das árvores plantadas por ele. "A chance de dar certo quando ele cuida e trata é muito grande. Eu nem preciso voltar mais lá", conclui esse engenheiro, que mais do que eficiente, faz seu ofício com o coração.

 

Mandou bem

 

1. O que você mais gosta na cidade?
Apesar do caos urbano, estamos quase sempre próximos a belos refúgios naturais, que nos possibilitam o descanso, lazer, contemplação e, por muitas vezes, inspiração na luta diária pela melhoria na qualidade de vida da nossa cidade.

 

2. E o Rio que prefere esquecer?
O Rio da perda de tempo, principalmente no trânsito, da falta de mobilidade, do transporte público. Tempo é vida!

 

3. O que está faltando na prefeitura?
Comunicação. Muitas vezes uns destroem os serviços de outros, as estruturas não se falam, aumentando gastos e principalmente reduzindo a eficiência.

 

4. No que a prefeitura manda bem?
Nossa cidade tem um corpo técnico dos mais qualificados do país.

 

5. O fim de semana é bom pra...
Viajar, dirigir na cidade no período que podemos usar o carro para se deslocar.

 

6. Qual é a música que tem a cara do Rio?
Corcovado, de Antônio Carlos Jobim.

 

7. Ônibus, metrô, trem ou bicicleta?
Bicicleta.

 

8. Qual é o prato que não pode faltar?
Um bom arroz com feijão.

 

9. Onde o Rio é mais bonito?
Na sua gente.

 

10. Servidor feliz é...
É aquele que consegue ver o dever cumprido realizado, prestando serviço pra sua cidade.


Imagens relacionadas: