“Fazer parte de tantas transformações da cidade é uma dádiva”

02/09/2013 03:00:00


Alexandre Pinto é servidor de carreira da Prefeitura do Rio desde 1987

A história do Secretário Municipal de Obras começou na prefeitura em 1987, quando ingressou nos quadros como diretor da Coordenadoria Geral de Conservação (CGC). Depois, além de também ser presidente da Rio-Águas e subsecretário de Águas Municipais, Alexandre Pinto ainda chegou ao cargo máximo da Coordenadoria Geral de Obras antes de assumir a secretaria, no segundo semestre de 2009.

Carioca e engenheiro (com mestrado em Recursos Hídricos), Alexandre fala com orgulho do seu trabalho à frente da SMO: “acredito que ser escolhido pelo prefeito para estar aqui, e poder contar com uma equipe tão competente de profissionais para realizar grandes obras na cidade em que nasci e vivo com a minha família, é motivo de muita satisfação. É motivador saber que o nosso trabalho ficará como legado, com as obras de saneamento, mobilidade, incluindo aí a TransOeste, a TransCarioca, entre outras. Para mim, fazer parte de tantas transformações da cidade é uma dádiva”.

Em relação aos momentos mais marcantes em sua trajetória na Prefeitura do Rio, Alexandre conta que dois momentos não saem da memória. “Um deles foi na perfuração da TransOeste, quando já de madrugada, o prefeito e a nossa equipe estávamos na expectativa de ver, literalmente, a luz no fim do túnel. Quando aconteceu, foi um momento maravilhoso. E o segundo foi na obra do Mergulhão de Campinho, afinal, sou do subúrbio. Então poder ver uma obra como essa acontecer, e fazer parte dela, foi muito gratificante.”

Agora que você já conhece um pouco mais da história do Secretário Municipal de Obras, Alexandre Pinto, confira outros gostos deste servidor que manda muito bem na Prefeitura do Rio.

MANDOU BEM

1. O que você mais gosta da cidade?
O canto onde moro, a Taquara. É um local muito pacato.

2. E o Rio que prefere esquecer?
Aquele Rio violento, onde não era possível entrar nas comunidades para realizarmos obras. Precisávamos implorar para as associações de moradores para realizar melhorias que as pessoas tanto precisavam.

3. Qual é o melhor restaurante do Rio?
O Duo, na Barra, e o Rei do Bacalhau, em Pilares. É o melhor e mais honesto bacalhau da cidade.

4. O fim de semana é bom pra...
Quando não estou visitando obras ou em outras atividades profissionais, o melhor é curtir a família.

5. O que está faltando na prefeitura?
Com a implantação do sistema de metas introduzido pelo prefeito e pelo secretário municipal da Casa Civil, acredito que o que faltava não falta mais: motivação para o servidor. Assim, os profissionais buscam se capacitar cada vez mais. Acredito que veio na hora certa.

6. E o que você acha que a prefeitura manda bem?
Na execução de obras. Poucas cidades, e até estados, têm tantos investimentos como nós. E esse aquecimento na construção ainda contribui para gerar muitos empregos.

7. Ônibus, metrô, trem ou bicicleta?
Metrô, mas aproveito também para destacar o BRT.

8. Qual é o prato que não pode faltar?
Uma boa salada.

9. Onde o Rio é mais bonito?
Nas suas florestas. Fazer trilhas nelas é um programa maravilhoso.

10. Servidor feliz é...
Aquele que faz o que gosta, pois assim ele reverte o seu bom trabalho para o cidadão.