A gratificação adicional por tempo de serviço é um dos benefícios de quem trabalha pela cidade

20/04/2012 04:54:00


Para que você continue sabendo mais sobre os benefícios que os servidores têm direito, nesta edição vamos falar sobre os Triênios. Esta é a gratificação adicional por tempo de serviço, que é calculada sobre o vencimento de quem possui cargo efetivo, a cada  três anos de efetivo exercício no munícipio.

Na Prefeitura do Rio, os Triênios funcionam da seguinte forma: na primeira gratificação, o valor corresponde a 10% dos vencimentos. Na segunda, o valor aumenta em 5%, e assim segue progredindo até que chegue ao limite de 65%.

Confira a evolução completa no quadro a seguir:

1º Triênio  -  10% dos vencimentos
2º Triênio  -  15% dos vencimentos
3º Triênio  -  20% dos vencimentos
4º Triênio  -  25% dos vencimentos
5º Triênio  -  30% dos vencimentos
6º Triênio  -  35% dos vencimentos
7º Triênio  -  40% dos vencimentos
8º Triênio  -  45% dos vencimentos
9º Triênio  -  50% dos vencimentos
10º Triênio  -  55% dos vencimentos
11º Triênio  -  60% dos vencimentos
12º Triênio  -  65% dos vencimentos

O tempo de serviço público federal, estadual e em outros municípios, prestado na Administração Direta ou Indireta, para os servidores que ingressaram após 10/03/1994, também será computado para a gratificação se o servidor requerer a averbação do referido tempo neste município. Para isso, basta que o cargo anteriormente ocupado seja de natureza similar, ou equivalente, ao cargo do funcionário na Prefeitura do Rio (Lei Complementar nº 34/1997).

E lembre-se: a gratificação é confirmada somente a partir do dia em que o funcionário completar o Triênio, sendo concedida automaticamente e sem necessidade de requerimento.Continue atento ao site Servidor Presente. Estaremos sempre orientando você, servidor, sobre vantagens e benefícios oferecidos pela Prefeitura do Rio. Contamos com a sua participação!