08/08/2012 05:55:00
![]() |
Ricardo Limongi está na Procuradoria Geral do Município há 10 anos |
Desde 2009, a Procuradoria Geral do Município promove o programa Residência Jurídica. Criado com o objetivo de aprimorar os conhecimentos da área pública entre os bacharéis em direito, o programa apresenta o conteúdo de diversas especialidades que, futuramente, virão a ser utilizadas no dia a dia deste profissional da área. A seleção dos participantes é feita via concurso público. No momento, estão sendo convocados os aprovados da segunda edição do programa.
Para o procurador do município Ricardo Limongi, que já está na Prefeitura do Rio desde 2002, esta é uma grande oportunidade para quem quer fazer carreira na área jurídica pública. "Os maiores interessados em ingressar no programa são os recém-formados. Como eles vêm de estágios sem um aprofundamento maior, aqui é possível contar com a supervisão de um procurador do município, que vai passar a sua experiência tanto de forma teórica quanto prática. É uma qualificação específica da atuação no dia a dia da área jurídica no serviço público, seja na área tributária, de pessoal, contratos, licitações, etc."
Os bons resultados do programa já vêm aparecendo. Segundo Ricardo, muitos aprovados não terminam os dois anos de curso, pois são aprovados em outros concursos públicos. "A bagagem que os participantes do Residência Jurídica adquirem em nosso Centro de Estudos, tanto na parte judicial quanto de consultoria, ampliam seus horizontes. Muitos ex-alunos daqui são hoje procuradores. Além disso, acredito que o fato de muitos profissionais da PGM também serem professores facilita a troca de experiências."
Essa troca, inclusive, traz benefícios para as duas partes. "Como os alunos são recém-saídos da faculdade, eles chegam atualizados em relação a diversas questões. Por isso, nós procuradores também ganhamos muito com esse contato. Para mim, é ótimo participar do programa também por isso. Inclusive fui da banca do segundo concurso e gostei da experiência."
Para finalizar, Ricardo dá uma bela definição para o programa da PGM: "Nosso grau de dificuldade vai muito além de um estágio. O Residência Jurídica funciona como um curso de extensão para os bacharéis em direito."