Gatil 5 estrelas reduz maus-tratos e abandono. É NOVO, É BOM É PRA VOCÊ.

08/11/2012 03:49:00


 

Reynaldo Soares Velloso, servidor municipal há 29 anos e assessor da SEPDA

Desde junho está funcionando um verdadeiro SPA para felinos na cidade: o Gatil São Francisco de Assis. Criado pela prefeitura com o objetivo de abrigar cerca de 300 gatos do Campo de Santana, este espaço não podia ser mais especial. Conta com um centro cirúrgico de esterilização gratuito do Programa Bicho Rio, um ambulatório exclusivos para atendimento dos animais abrigados, um posto permanente de adoção, 14 abrigos e um depósito para guardar ração.

Esse novo gatil é resultado da parceria entre a Secretaria Especial de Promoção e Defesa dos Animais (SEPDA), que administrará o espaço, a Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SECONSERVA), que cedeu o terreno, e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMAC), através da Fundação Parques e Jardins, que realizou a obra.

Segundo Reynaldo Soares Velloso, zoólogo pós-graduado em Ciências Ambientais, que hoje assessora a SEPDA nas questões de defesa dos animais, este reduto é na verdade 6 estrelas. "Um espaço único na cidade que está acima dos padrões. É o primeiro gatil que se sabe no país com esse nível de sofisticação e serviços", revela ele.

Um verdadeiro SPA com capacidade para 500 felinos, que realiza 60 adoções por mês


Com uma equipe que inclui do veterinário responsável ao vigia 24h, o Gatil São Francisco de Assis hoje abriga 230 gatos, só do Campo de Santana, que foram esterilizados e avaliados depois de uma triagem. Os doentes foram devidamente colocados em quarentena, depois tratados e devolvidos ao convívio coletivo dentro do gatil.

Para Reynaldo, que além de biólogo também é advogado e dá suporte jurídico nas questões da Secretaria, esse novo gatil é apenas o primeiro. "Diante dessa realização, outros gatis estão sendo estudados. O próximo a ser construído será na zona oeste", afirma satisfeito.

Com um centro cirúrgico de esterilização grátis aberto ao público, mediante agendamento, o espaço hoje recebe 20 felinos por dia para serem esterilizados. "Antes a cidade tinha 17 mil felinos esterilizados, hoje tem 40 mil", informa Reynaldo.

Centro Cirúrgico de Esterilização para 20 atendimentos por dia

Agora, para esse servidor, que sempre achou gratificante trabalhar com animais, seus projetos para o Rio vão além. "Estou alinhavando o 1º Código Municipal de Proteção e Defesa dos Animais. Já tenho até a Minuta. Minha esperança é que ele minimize essas situações de maus-tratos e abandono tão latentes na cidade", afirma consciente.

E pensando sempre de uma forma visionária, Reynaldo também tem um sonho. "Não sossego enquanto não ver funcionando na cidade um hospital veterinário bem estruturado para cachorros, gatos e animais de pequeno porte. A prefeitura daria um passo bem grande se partisse também para essa realização", declara com otimismo.

Para esse servidor, que é um grande parceiro da prefeitura e dos animais, depois desse espaço lançado pelo município, a palavra gatil ganhou um novo significado. "Se antes gatil queria dizer criar para vender, hoje significa abrigar para dar afeto e dignidade."

Um espaço saudável e limpo com 10 mil m2


Informações úteis

Gatil São Francisco de Assis
Endereço: Parque Noronha Santos, na Rua Pereira Franco, 100 – Centro.
Telefone: (21) 8909-2149
Esterilização grátis para o público morador do Rio
Horário: de 8h às 17h
Agendamento todas às 6ªs
Documentação: identidade e comprovante de residência

Adoção
De 2ª à 6ª; de 8h às 17h
Documentação: identidade e comprovante de residência

Visitação
Público em geral – de 2ª à 6ª; das 9h às 11h30 e das 13h30 às 16h30
Voluntárias cadastradas – de 2ª a domingo; de 9h às 11h30 e das 13h30 às 16h30