O Desafio Ágora Rio consiste numa plataforma digital para discussão e proposição de políticas públicas e melhorias na dinâmica da cidade. O primeiro ciclo do Desafio ocorreu entre setembro de dezembro de 2014 e teve como tema o Legado Olímpico.
Já o segundo ciclo tem como tema a mobilidade urbana, pautada pelos sub-eixos temáticos prioritários propostos no PMUS, exatamente no sentido de que as contribuições feitas na plataforma (e posteriormente escolhidas pela população) possam integrar a versão final do plano.
O Mapeando é uma plataforma interativa onde a população pode registrar demandas por melhorias e serviços públicos no que se refere à mobilidade urbana.
No mapa, as cidadãs e os cidadãos cariocas podem apontar, de forma georreferenciada, os pontos de atenção a que se referem. As demandas são periodicamente encaminhadas aos setores responsáveis dentro da Prefeitura do Rio.
Nele, é possível sugerir novas ciclovias, restrições de tráfego, novos terminais de ônibus e travessias de pedestres.
O Mapeando está em constante aprimoramento e aceita feedbacks de usuários para incluir novos recursos.
Durante a fase de "Levantamento e Análise de Dados" (até meados de março), o Grupo de Trabalho responsável pelo PMUS está recebendo documentos, por parte da população, que possam de alguma forma contribuir para a elaboração do Plano.
Os cidadãos e as cidadãs cariocas podem enviar tanto estudos técnicos, quanto pesquisas e artigos acadêmicos sobre quaisquer temas que se relacionem ao escopo do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável.
Outra forma de participar do processo de confecção do PMUS é indo aos eventos que serão realizados pela Secretaria Municipal de Transportes para apresentar o plano e receber demandas e sugestões da sociedade civil.
As datas destes eventos ainda estão sendo confirmadas e em breve serão divulgadas aqui no site.