Quem somos 

 
O Instituto Pereira Passos (IPP) é o instituto de pesquisa do Governo da Cidade do Rio de Janeiro. É referência nacional e internacional em dados e conhecimentos de gestão para o planejamento estratégico e integração de políticas públicas, mapeamento, produção cartográfica e aplicação de geotecnologias.
 
A missão do Instituto é a de gerir informações sobre a cidade, de modo que o planejamento de políticas públicas e intervenções urbanas tenham apoio em dados qualificados. Mais do que isso, contribui para a melhoria das condições de vida da população, a eficiência da gestão pública e da promoção do desenvolvimento urbano sustentável.
 
O Instituto também é responsável pela produção e documentação de informações relevantes sobre o município, disponibilizados ao público em geral na forma de aplicativos digitais, estudos, tabelas e mapas armazenados no portal do Armazém de Dados (http://www.armazemdedados.rio.rj.gov.br)
 

Estrutura Organizacional

 

O Instituto Pereira Passos está organizado em quatro diferentes diretorias: Diretoria de Administração e Finanças (DAF), Diretoria de Informação da Cidade (DIC), Diretoria de Desenvolvimento Econômico e Estratégico (DDEE) e Diretoria de Projetos Especiais (DPE). Cada um deles é dividido em diferentes gerências.

 

Diretoria de Administração e Finanças – DAF

 

 


Composta por setor Financeiro, Administrativo, Recursos Humanos, Conselhos Consultivos e Gestores Institucionais, a DAF é a responsável pelas atividades de planejamento, coordenação e supervisão relacionadas aos funcionários, de transporte, de comunicações administrativas, gestão de materiais, fornecimento de serviços gerais, ativos, contabilidade financeira, controle orçamental e contratos e/ou convênios firmados no Instituto Pereira Passos.

 

 

Principais Atividades:

 

Jovem Aprendiz - desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, cuida de adolescentes em situação de vulnerabilidade. O projeto está envolvido na melhoria educacional e profissional do jovem fluminense. A DAF desenvolveu planos de trabalho consistentes, observando as leis aplicáveis, oferecendo compensação, uniforme, vale-transporte, bem como a oportunidade de experimentar uma vida saudável e desenvolvimento profissional.

 

Diretoria de Informações da Cidade – DIC

 

 


A Diretoria tem como função reunir, analisar, elaborar e disseminar informações cartográficas, geográficas e estatísticas necessárias ao planejamento e à gestão da cidade. Mantém na internet o portal Armazém de Dados, principal meio de divulgação de dados da Prefeitura sobre a cidade do Rio de Janeiro. É composta pelas gerências de Cartografia, Geoprocessamento, Geotecnologia, Sociodemografia, Estatística, Estudos Econômicos e Estudos Habitacionais.

 

 

Principais Atividades:    

  • A monitorização anual do uso do solo e áreas de favelas: destina-se a comparação histórica dos limites dos assentamentos e elementos da morfologia urbana e não-urbana.
  • Mapeamento Municipal: gera um "retrato" da cidade identificando diferentes componentes da paisagem urbana.
  • Geoprocessamento: integra o mapeamento municipal com os diversos sistemas e informação setorial para facilitar a administração da cidade.
  • Banco de dados agregados: um dos vários aplicativos de geoestatística produzidos pelo instituto com o cruzamento de bancos de dados. Ele permite o desenvolvimento de um quadro preciso de uma determinada região da cidade.
  • Cadtec é um sistema que integra informações de diversas origens, gerando um cadastro territorial que retrata a cidade, a partir da unificação do cadastro de logradouros e de imóveis sobre uma base geográfica única e dinamicamente atualizada.
  • Geovias: gerencia o licenciamento para o trabalho em estradas públicas, mapeando a superfície e o subsolo da cidade.
  • Notas Técnicas, Estudos Cariocas e Rio Notebooks: análise do Rio que ajuda a compreender a cidade.
  • Armazém de Dados: Portal da Prefeitura do Rio de Janeiro que oferece fácil acesso às estatísticas e de informações geográficas sobre o município.
  • Siurb - Sistema Municipal de Informações Urbanas - É um novo sistema de informação da Câmara Municipal, que visa melhorar o intercâmbio, armazenamento, análise e divulgação de dados das instituições municipais.
     

 

Diretoria de Projetos Especiais - DPE

 

 


A Diretoria de Projetos Especiais é dedicado ao desenvolvimento de programas e projetos estratégicos que visam a integração social e urbana e a sistematização metodológica relacionada a essas atividades. A DPE apoia ações de desenvolvimento que contribuem para o empoeiramento da sociedade civil. Ela incentiva a participação organizada em todos os seus estágios; a melhoria da governança e ações para identificar, acolher e incentivar a iniciativa privada; e ações da sociedade civil para complementar os esforços do governo para reduzir a pobreza e a desigualdade social.

 

 

É estruturada em três áreas:

 

  • Gestão e Estudos de Pesquisa

  • Avaliação da Gestão
  • Coordenação de Articulação Institucional

 

Principais Atividades:

 

  • Gerenciamento de Projetos Públicos do Rio de Janeiro- projeto de assistência técnica, com o objetivo de reforçar a governança social e a monitorização e avaliação das políticas públicas do município.

  • "Agentes de transformação - Perfil de Jovens em áreas pacificadas" – A pesquisa reúne informações sobre o perfil dos jovens que vivem dentro de 30 áreas de favela no Rio de Janeiro, com idades entre 14 e 24 anos. A pesquisa reflete a opinião da juventude no mercado de trabalho, educação, família e lazer, bem como acesso à Internet. A iniciativa é realizada pelo IPP, em parceria com o Instituto TIM.

  • IPS Rio

 

Diretoria de Desenvolvimento Econômico e Estratégico – DDEE

 

 

 

A Diretoria de Desenvolvimento Econômico e Estratégico é uma incubadora de projetos com cinco anos de experiência no desenvolvimento, implementação e suporte de projetos em comunidades pacificadas para o desenvolvimento econômico local.



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