Presidente

Mauro Osorio é bacharel em Economia pela Faculdade de Economia e Administração da UFRJ e doutor em Planejamento Urbano e Regional pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR/UFRJ). Professor associado da Faculdade Nacional de Direito da UFRJ, desde 1994, também leciona no Programa de Mestrado da FND/UFRJ, além de dar aulas em cursos de pós-graduação lato sensu no Instituto de Economia da UFRJ. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia e Desenvolvimento Regional, Economia do Estado do Rio de Janeiro e Economia brasileira. Coordenador de diversas pesquisas e trabalhos de prestação de serviços na área de fomento ao desenvolvimento econômico regional, planejamento urbano e gestão pública. É consultor ad hoc da Capes. Um dos organizadores do livro "Uma Agenda Para o Rio de Janeiro: Estratégias e Políticas Públicas para o Desenvolvimento Econômico" (Editora FGV, 2015), também é autor, entre outras publicações, do livro "Rio Nacional, Rio Local: Mitos e Visões da Crise Carioca e Fluminense" (Editora Senac, 2005). É coordenador do Grupo de Pesquisa Observatório de Estudos sobre o Rio de Janeiro, vinculado ao Programa de Mestrado da FND/UFRJ e registrado no CNPq.

 

 

 

 

Diretora Executiva

 

Daniela Goes é contadora formada pela UFRJ e advogada formada pela UNESA. Possui MBA em Finanças-Mercado de Capitais pela PUC-Rio e é técnica de Processamento de Dados. Finaliza em outubro/15 o master em Gestão Pública e Liderança pelo CLP - Centro de Liderança Pública com cooperação com a Harvard Kennedy School – Escola de Governo. Trabalhou por vários anos no mercado financeiro (Banco Icatu) antes de ingressar na gestão pública. No Ministério da Saúde, coordenou o projeto piloto de cadastro e implantação do Cartão SUS. Na Agência Nacional de Vigilância Sanitária, assessorou a implantação dos medicamentos genéricos no país. Na Agência Nacional de Saúde Suplementar, foi diretora fiscal e participou da formação e execução das políticas da agência reguladora. Participou também da assessoria jurídica de projetos de incentivos fiscais para cultura e esportes e mecanismos regulatórios do terceiro setor.

 

 

Diretor de Informações da Cidade

Luiz Roberto Arueira é engenheiro de carreira na Prefeitura do Rio. Formado pela Universidade Federal Fluminense em 1979, iniciou sua carreira no setor privado com o desenvolvimento de estudos e projetos com ênfase em estruturas. Entre 1988 e 1992, trabalhou na Universidade Federal do Rio de Janeiro como diretor do setor de engenharia do Hospital Pediátrico e coordenador de projetos do grupo de manutenção da universidade. Em 1992, entrou para o serviço público municipal como engenheiro na Coordenadoria de Habitação e Assuntos Fundiários da Secretaria Municipal de Urbanismo. A partir de 1999, iniciou sua trajetória no IPP como técnico da Gerência Urbana e de  Meio Ambiente. Posteriormente, assumiu o cargo de gerente de Geoprocessamento, posição em que permaneceu até se tornar diretor.

 

 

 

Diretora de Projetos Especiais

Andrea Pulici  possui graduação em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995), mestrado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006) e doutorado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013). Tem experiência na área de Planejamento Urbano, com ênfase em Técnicas de Análise e Avaliação Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: mercado imobiliário, mobilidade residencial, planejamento urbano, estruturação intra-urbana e dinâmica imobiliária das cidades. Foi consultora da Secretaria Municipal de Habitação e do Banco Mundial para monitoramento e avaliação de política pública, em especial em áreas de favelas que receberam intervenção urbana. 

 

 

 

 

 

 

Assessora-Chefe de Comunicação

 

Andréa Vilhena é jornalista, formada pela Escola de Comunicação Social da UFRJ, com uma trajetória profissional concentrada nas áreas de ciência e tecnologia. Trabalhou na Revista Manchete Rural e em duas instituições de pesquisa: Centro de Tecnologia Mineral e Fiocruz. Foi assessora de imprensa da Secretaria de Inclusão Social e da Coordenação-Geral de Mudanças Globais do Clima do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e jornalista da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde.
Paralelamente à prática jornalística, buscou uma formação acadêmica interdisciplinar de forma a ampliar o conhecimento em suas áreas de atuação profissional. Fez mestrado em Ciência da Informação na  UFRJ, em uma linha de pesquisa que trata da Comunicação e Divulgação Científica. Doutorou-se no Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília (UnB), na área de Política e Gestão da Sustentabilidade. Durante o curso, foi aprovada para um doutorado sanduíche no Institute of Urban & Regional Development da Universidade da Califórnia, em Berkeley. Na área acadêmica, trabalhou, ainda, como assistente de pesquisa no projeto Dementia's third wave: an ethnography of change in Brazil, da Universidade de Montreal.

 

 

Diretora de Administração e Finanças

 

Maria Emília de Jesus Ferreira Reis é formada em Ciências Contábeis, é pós-graduada em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas e em Controladoria Pública pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Com mais de três décadas de experiência na Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, ocupou diversos cargos na Empresa Municipal de Informática e Planejamento (Iplanrio), entre os quais o de gerente financeiro da Diretoria de Administração e Finanças. Exerceu a mesma função no IPP desde sua  criação, em 1999, até passar a diretora, em 2013.

 

 

 

 

 


 

 



Serviços Serviços