Programa Territórios Sociais é apresentado em Fórum Internacional sobre Políticas Alimentares

29/05/2019 17:40:00


A coordenadora de Projetos Especiais do Instituto Pereira Passos, Andrea Pulici, participa amanhã do 1º Fórum Latino-Americano das Cidades Signatárias do Pacto de Milão/Fórum MUFPP-LA organizado pela Prefeitura do Rio de Janeiro.

 

O evento começou hoje (29) e vai até sexta-feira (31) no Museu de Arte do Rio (MAR), reunindo especialistas de Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), Organização Mundial da Saúde (OMS) e Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-HABITAT), além de representantes de cidades da América Latina. Nesses três dias, serão discutidos temas como "Alimentação e identidade", "Território e sustentabilidade" e "Realizações e desafios dos sistemas de alimentação urbana da América Latina".

 

O objetivo do encontro é debater políticas alimentares seguras, inclusivas e sustentáveis para a implementação de uma Aliança Regional de Sistemas Alimentares Urbanos Sustentáveis na América Latina.

 

Pulici vai falar sobre os projetos da Prefeitura do Rio de Janeiro que estão de acordo com o Pacto de Milão, mais especificamente sobre o Programa Territórios Sociais que busca reduzir a vulnerabilidade de famílias em situação de extrema pobreza na cidade e melhorar a questão da insegurança alimentar nas áreas de menor índice de desenvolvimento social (IDS). O IDS foi desenvolvido pelo IPP para medir o grau de desenvolvimento social de áreas urbanas em comparação com outras de mesma natureza, buscando caracterizar situações típicas das cidades brasileiras.

 
 
 

Pacto de Milão sobre Alimentação Urbana

 

O documento Milan Urban Food Policy Pact  (MUFPP) representa um dos mais importantes legados da EXPO 2015, evento mundial que teve como mote o tema "Alimentando o Planeta, Energia para a Vida". Assinado, em 15 de outubro de 2015, na cidade de Milão, o Pacto tem como objetivo envolver o maior número possível de cidades no desenvolvimento e na implementação de sistemas alimentares sustentáveis.

 

O fórum internacional Pacto de Milão sobre Política de Alimentação Urbana é um evento fechado, mas será transmitido ao vivo pelos canais YouTube da prefeitura e Facebook da SMDEI  (Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Emprego e Inovação) a partir das 14h.




Informações sobre o Rio

 



 

Aplicativos Aplicativos