DATA.RIO conquista público cada vez maior

21/05/2019 17:11:00


 

O portal de dados e informações sobre a cidade DATA.RIO, gerenciado pelo Instituto Pereira Passos, vem conquistando um público cada vez maior. Em abril de 2019, alcançou a marca de 50.298 visualizações, 16.679 a mais do que em abril de 2018. O mapa de acesso mostra que o portal tem sido consultado não apenas no Brasil como no mundo inteiro. De acordo com o Coordenador Técnico de Informações da Cidade, Luiz Roberto Arueira, tal expansão do acesso mostra o amadurecimento da plataforma, repaginada em 2017.

 

O DATA.RIO foi lançado pela Prefeitura em outubro de 2017 como uma nova versão do Armazém de Dados, que durante 16 anos foi uma referência nacional e internacional para todos aqueles que buscam um conhecimento mais aprofundado sobre o Rio de Janeiro: gestores, pesquisadores, jornalistas e público em geral. O antigo Armazém de Dados tinha uma média de 8 mil visualizações de página por mês.

 

Além de incorporar o vasto acervo de conteúdos do antigo Armazém de Dados (mapas, tabelas, estudos e aplicações SIG WEB), o DATA.RIO reúne o que tem de mais avançado em termos de tecnologia de busca, possibilitando um acesso à informação mais ágil e interativo. As informações estão organizadas em 15 categorias: territórios e meio ambiente; uso do solo e dinâmica imobiliária; população; economia; educação; saúde; cultura; turismo; esporte e lazer; infraestrutura e saneamento; transporte; desenvolvimento e assistência social; habilitação e urbanismo; segurança pública e administração pública. O acesso tanto pode ser à informação diretamente extraída das bases de dados como a partir do cruzamento de dados.

 

A estrutura do portal é baseada em conceitos como transparência, dados abertos e plataformas participativas, fundamentais para a concepção de cidades inteligentes. O DATA.RIO integra o modelo de planejamento e gestão da informação da Prefeitura, que teve seu início com a criação do Sistema Municipal de Informações Urbanas (SIURB). Desde então, o SIURB passou a ser um canal de informação entre os diferentes órgãos da Prefeitura, fomentando a integração entre eles para o aperfeiçoamento da produção de dados e informações sobre a cidade.




Informações sobre o Rio

 



 

Aplicativos Aplicativos