Visita da delegação de Frankfurt University of Applied Sciences

18/10/2018 16:30:00


 

O Instituto Pereira Passos (IPP) recebeu, no dia 11 de outubro, a visita de uma delegação da Universidade de Ciências Aplicadas de Frankfurt (FRA-UAS). O encontro contou com a presença do presidente do IPP, Mauro Osorio, representantes da Secretaria Municipal de Urbanismo; da Casa Civil e do Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat). Osorio destacou a importância da troca de experiências e conhecimento entre a universidade alemã, a UFRJ e a Prefeitura.

 

O professor Michael Peterek, diretor do Programa de Pós-Graduação em Aglomerados Urbanos da Universidade de Frankfurt, explicou que uma rápida mudança urbana está em curso no mundo, constituindo-se em um processo global irreversível que resulta em aglomerações urbanas, metropolitanas e regionais, integradas em grandes redes. Daí  destacou a importância de conhecer instituições que contribuem para o planejamento territorial urbano. A Profa. Gabriella Rossi (UFRJ) endossou a fala do pesquisador, dizendo que as duas universidades têm programas de pós-graduação muito semelhantes e podem estabelecer parcerias para o desenvolvimento de pesquisas.

 

Felipe Mandarino, gerente de Estudos Ambientais e das Mudanças Climáticas da Coordenadoria de Informações da Cidade do IPP, fez uma apresentação sobre o acordo de cooperação técnica entre a Prefeitura do Rio de Janeiro e a NASA, agência espacial norte americana. A parceria permitiu o desenvolvimento de um modelo matemático inédito, o LHASA Rio, que utiliza o sistema de observação da Terra realizado por satélites da NASA e alimentado por dados em escala local para a mitigação de riscos ambientais.

 

Mônica Bahia Schlee, gerente de Macroplanejamento da Secretaria Municipal de Urbanismo, falou do processo de revisão do Plano Diretor do Rio de Janeiro, previsto para ser concluído em 2021, explicando as diretrizes, a agenda e os produtos esperados. Sublinhou, ainda, a importância das parcerias com entidades públicas e privadas, organizações civis e universidades para a execução desse trabalho.

 

O representante da Subsecretaria de Planejamento e Acompanhamento de Resultados da Casa Civil, Samir Costa, expôs as atividades desenvolvidas pelo órgão, destacando o Plano Estratégico e o Plano de Desenvolvimento Sustentável.

 

No evento, foram ainda apresentados os principais programas implementados pela ONU-Habitat, realizados em parceria com órgãos públicos no Brasil.  Roxanne Le Failler, assessora de programas do Escritório Regional para América Latina e o Caribe (ROLAC) da instituição destacou o Rio+Social, desenvolvido com o IPP e a cooperação com o governo de Alagoas no Programa Vida Nova nas Grotas.  Luis Valverde, da Coordenadoria de Projetos Especiais do IPP, aproveitou a oportunidade para apresentar algumas das ferramentas usadas no Rio+Social, que, também, estão sendo usadas em Alagoas.




Informações sobre o Rio

 



 

Aplicativos Aplicativos