O IPP abraça o chorinho com o lançamento do DVD da roda de choro “Arruma o Coreto”

18/09/2018 17:25:00


 

Na última sexta-feira (14), o lançamento do DVD da roda de choro "Arruma o Coreto" esquentou a noite na livraria do Instituto Pereira Passos. O disco comemora o aniversário de 10 anos de fundação do grupo, que virou tradição nas manhãs de domingo na Praça São Salvador, em Laranjeiras. O evento contou com a presença de mais de 20 integrantes da roda, que tocaram um repertório repleto de clássicos de Pixinguinha, Jacob do Bandolim, Luiz Americano e outros compositores consagrados.

 

O DVD conta a história e os bastidores da roda, fundada pela funcionária do IPP, Ana Caetano.  "Como toda hora tem um jornal perguntando como tudo aconteceu, a gente faz um DVD", brinca ela sobre como surgiu a ideia de registrar em disco a história do grupo. Além do documentário, o DVD traz ainda 11 músicas, algumas gravadas em estúdio e outras na própria São Salvador, berço da roda.

 

O que surgiu sem muita pretensão, acabou atraindo centenas de pessoas que se tornaram presença cativa nas apresentações da roda. Aos poucos, o público da "Arruma o Coreto" foi crescendo e impactando o entorno da região: novos comerciantes se aproximaram e uma feira de artesanato passou a movimentar a Praça.

 

Em agosto de 2018, a roda foi reconhecida como patrimônio imaterial do estado do Rio de Janeiro (Lei 8.062/2018). Maria Helena Versiani, socióloga e umas das violonistas da roda, explica por que a "Arruma o Coreto" mereceu receber esse título: "A roda é a cara do Rio. Ela reproduz a força das primeiras rodas de choro. É livre e aberta, com a comunidade participando e utilizando a praça".

 

Entre os planos futuros da "Arruma o Coreto",  Ana Caetano revela que o DVD é apenas o pontapé inicial: "A venda do DVD gera receita e, com esse dinheiro e certa experiência de estúdio, vamos gravar um CD. Sem problemas de direitos autorais, a gente vai juntando dinheiro suficiente para pagar tudo direitinho e não ter dor de cabeça", conta a flautista.




Informações sobre o Rio

 



 

Aplicativos Aplicativos