Roda de choro “Arruma o Coreto” lança DVD comemorativo no IPP

03/09/2018 15:25:00


No dia 14 de setembro, a sexta-feira vai ser animada no Instituto Pereira Passos (IPP). A roda de choro "Arruma o Coreto" marca presença na Livraria do IPP com o lançamento do DVD comemorativo de 10 anos. Tombada como patrimônio cultural imaterial do Estado do Rio de Janeiro, a roda traz no repertório clássicos de Pixinguinha, Jacob do Bandolim, Luiz Americano e de compositores contemporâneos. O evento começa às 17h. 
 
Funcionária do IPP há 18 anos, a flautista Ana Caetano é a idealizadora da "Arruma o Coreto", que se tornou tradição nas manhãs de domingo da Praça São Salvador, em Laranjeiras. "A minha relação com o chorou começou no início de 2004, quando me matriculei na Escola Portátil de Música. Lá eu conheci outros instrumentistas que também tocavam choro. Daí surgiu a ideia de reunir esse pessoal para tocarmos juntos na praça", conta Ana.
 
O DVD sobre os 10 anos traz um documentário com mais detalhes da história da roda de choro. A origem do nome "Arruma o Coreto" é uma delas, que surgiu como uma brincadeira com o bloco carnavalesco "Bagunça meu Coreto", que sai às terças-feiras de carnaval e termina na praça.
 
Recentemente, a roda recebeu o título de patrimônio cultural imaterial do estado (Lei 8.062/2018). Para Ana, o reconhecimento é uma conquista: "A gente sempre tocou com intenção de se divertir. Quando a roda começou a crescer, nosso objetivo era divertir o público. Esse reconhecimento valoriza a roda enquanto manifestação cultural e nos incentiva a continuar tocando", comemora.
 
O evento acontece na Livraria do IPP, Rua Gago Coutinho, 52, Laranjeiras.



Informações sobre o Rio

 



 

Aplicativos Aplicativos