IPP promove debate e tarde de autógrafos com o autor do livro “Cidade Alta”

10/07/2018 11:27:00


 

No dia 18 de julho, às 17 horas, será realizado, no Instituto Pereira Passos, o debate e lançamento do livro "Cidade Alta: história, memória e estigma de favela num conjunto habitacional", do historiador Mario Brum.  Baseado em sua tese de Doutorado em História, o livro busca responder a um questionamento central: o que faz de um local uma favela?

 

O ponto de partida é o estudo de caso do conjunto habitacional Cidade Alta, localizado na Zona Norte do Rio, que surgiu a partir do maior programa de remoção de favelas da história da cidade. Grande parte dos moradores originais do conjunto foi removida da Praia do Pinto, grande e famosa favela no Leblon, extinta definitivamente num incêndio em 1969.

 

Passados quarenta anos de existência, a Cidade Alta se tornou um complexo, formado por outros conjuntos habitacionais e favelas, onde o estigma de ‘ser ou não' favela é uma disputa interna que classifica os moradores a partir de sua origem ou local de moradia. 

 

Além da análise minuciosa do programa de remoção e do debate sobre favelas na década de 1960, o livro traz, ainda, emocionantes relatos de moradores que viveram na pele o drama de serem indesejados na cidade, e que compõem uma triste e pouco estudada parte da História do Rio.

 

O debate sobre o livro que, além da presença do autor, contará com a participação da arquiteta e urbanista do IPP, Rose Compans, será realizado no auditório do IPP, na Rua Gago Coutinho, número 52, 1º andar. Em seguida, o autor irá autografar a publicação na livraria, localizada no térreo do prédio.

 

Sobre o autor

 

Mario Brum é Doutor em História pela UFF e Pós Doutor em Planejamento Urbano pelo IPPUR/UFRJ. Autor do livro Cidade Alta (Ponteio, 2012) e de vários artigos publicados sobre favelas, associativismo, políticas públicas e violência, Brum foi professor dos cursos de História da UFF e de Gestão Pública para o Desenvolvimento Econômico e Social da UFRJ. Atualmente faz pós doutorado em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas na FEBF-UERJ.




Informações sobre o Rio

 



 

Aplicativos Aplicativos