O urbanista Carlos Nelson é homenageado pelo IPP com lançamento de livro

30/05/2018 16:04:00


A programação do evento também conta com exibição de filme e debate sobre suas contribuições às questões urbanas

 
No dia 8 de junho, às 17 horas, será realizado na Livraria do IPP, o lançamento do livro "Sementes Urbanas" com textos do arquiteto e urbanista Carlos Nelson Ferreira dos Santos. O evento marca a reinauguração do auditório do Instituto, que será batizado com o nome do autor.
 
A programação inclui a exibição do documentário "Quando a rua vira casa" da cineasta Tetê Moraes, sobre as transformações urbanas do bairro do Catumbi no Rio de Janeiro. Carlos Nelson assina o roteiro com o antropólogo Arno Vogel.
 
Após a exibição do filme, haverá um debate com as organizadoras do livro Maria de Lourdes Costa e Maria Laís Pereira da Silva; os editores, Ernandes Fernandes e Aníbal Bragança, da Casa 8 e da EDUFF, respectivamente; a arquiteta Sueli Monteiro dos Santos e o presidente do IAB/RJ, Pedro da Luz, que fará a mediação. 
 
Para a realização do livro, a dupla de autoras reuniu artigos de Carlos Nelson, publicados em revistas e periódicos, transcrições de entrevistas e debates, além de relatos técnicos inéditos para o grande público. A obra revela os desafios urbanos presentes em nossa cidade, na década de 70 e 80, e que permanecem ainda atuais, como a questão habitacional em favelas e loteamentos de periferia até outras mais amplas.
 
O evento foi organizado pelo IPP, Escola de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense (EAU/UFF), Editora da Universidade Federal Fluminense (EDUFF), Casa 9, Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro (CAU) e Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB/RJ).
 
O autor
 
Carlos Nelson Ferreira dos Santos fez arquitetura na Faculdade Nacional de Arquitetura, da Universidade do Brasil (atual UFRJ), mestrado em Antropologia (Museu Nacional/UFRJ) e doutorado em Arquitetura e Urbanismo (FAU/USP). Em sua trajetória profissional, destacam-se sua passagem pelo Instituto Brasileiro de Administração Municipal, onde chefiou o Centro de Estudos e Pesquisas Urbanas e sua vida acadêmica como professor do Instituto de Economia Industrial da UFRJ e da UFF. O urbanista foi, ainda, professor visitante e conferencista de diversas universidades no exterior, sobretudo na América Latina, Europa e Estados Unidos. Entre os livros que escreveu estão "A Cidade como Jogo de Cartas" e "Movimentos Urbanos no Rio de Janeiro". 
 
Data: 8 de junho, sexta-feira, às 17 horas
Local: Livraria do IPP, Rua Gago Coutinho, 52 - Laranjeiras



Informações sobre o Rio

 



 

Aplicativos Aplicativos