IPP realiza tarde de autógrafo com o autor do livro "Tiradentes Carioca"

13/01/2017 17:23:00


 

 

A livraria do Instituto Pereira Passos promove um encontro com o  jornalista André Luis Mansur,  um dos autores do livro "Tiradentes carioca: as relações dos inconfidentes mineiros com o Rio de Janeiro", no dia 10 de maio, às 17 horas. O quarto livro escrito com Ronaldo Morais (falecido em 2015) traz a público um tema não muito explorado da Inconfidência Mineira, a relação dos inconfidentes com pessoas e lugares do Rio de Janeiro.

 

Nele, os autores destacam as várias passagens  de Tiradentes pela cidade. Mostram, por exemplo, que o personagem mais famoso da Inconfidência Mineira desenvolveu, na, então, capital da mais rica colônia portuguesa, projetos de canalização de rios, como o rio Maracanã.  Na opinião de Darcy Ribeiro, esses projetos se tivessem sido executados poderiam ter contribuído para melhorar o abastecimento de água na região central da cidade, mas foram boicotados por esbarrarem em interesses daqueles que vendiam água aos moradores, utilizando o trabalho dos escravos.

 

Mansur e Morais fazem uma descrição detalhada de como era o Rio de Janeiro naquele final do século XVIII. A cidade, que  abrigou em seus porões e calabouços os personagens da Inconfidência Mineira, acaba marcada pela presença deles. "Por todo o centro da cidade do Rio de Janeiro havia um frisson, um burburinho, pessoas amontoadas pelas ruas enfeitadas, nas janelas dos sobrados, espiando pelas rótulas, todos na expectativa de algo grande, de algo que iria marcar a História não só da cidade, como do Brasil".

 

O bate-papo com o autor, que contará com a mediação do Historiador e Professor da UERJ, Mario Brum, será realizado no auditório do IPP, na Rua Gago Coutinho, número 52, 1º andar. Em seguida, o autor irá autografar a publicação na livraria, localizada no térreo do prédio.




Informações sobre o Rio

 


 




 

Aplicativos Aplicativos