IPP firma convênio com a CEPERJ para edição da Revista Cadernos do Desenvolvimento Fluminense

09/06/2017 14:26:00


O Instituto Pereira Passos (IPP) uniu esforços com a Fundação da CEPERJ (Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação de Servidores Públicos do Estado do Rio de Janeiro) para dar início a um plano de trabalho para editar a Revista Cadernos do Desenvolvimento Fluminense. Já foram lançadas as edições 8 e 9 com artigos sobre temas como: educação e indústria petrolífera,  dinâmica socioeconômica, análise geopolítica e estrutura espacial do estado do Rio de Janeiro. As edições podem ser acessadas pelos links https://goo.gl/mRrIJi e https://goo.gl/J8XodP.

 

A Revista, publicada online no portal de publicações da UERJ https://goo.gl/dhXHMQ, tem como objetivo estimular e divulgar reflexões de interesse para a cidade, a metrópole carioca e as demais regiões do estado do Rio de Janeiro. É uma publicação quadrimestral - até então editada apenas pela Fundação CEPERJ - que reúne estudos sobre o estado do Rio de Janeiro e seus municípios, em diversas áreas de conhecimento. O conselho editorial da Revista é formado por professores e pesquisadores de diversas instituições acadêmicas.

 

Com a assinatura do plano de trabalho entre as instituições, o IPP passa a ser responsável pela edição da Revista Cadernos do Desenvolvimento Fluminense, fazendo a revisão ortográfica dos artigos, a editoração e diagramação da Revista, sediando reuniões do conselho editorial e publicando as edições no portal online.

 

Para Lia Hansenclever, editora da Revista, o convênio entre o IPP e a CEPERJ é importante para fortalecer a Revista."O IPP é um organismo do município do Rio que tem uma tradição bastante antiga em edição de livros, além de estudos e pesquisas sobre o município e sua Região Metropolitana", diz Lia. "Nada mais natural que buscar, a partir da celebração de um convênio, a parceria desta instituição para abrigar a execução da Revista", conclui.

 

Segundo o presidente do IPP, Mauro Osorio, "a Revista Cadernos do Desenvolvimento Fluminense cumpre papel social decisivo, tendo em vista que, pela a centralidade do Rio de Janeiro na história brasileira, existe, no estado, muita tradição de reflexões sobre temas nacionais e internacionais, porém pouca tradição de reflexões sobre a própria região."

 

A Revista Cadernos do Desenvolvimento Fluminense está aberta para receber artigos, ensaios ou resenhas de livros acadêmicos de professores e pesquisadores. Para participar das próximas edições, envie seu trabalho para através do tutorial da Revista, disponível em  http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/cdf.  Maiores informações podem ser obtidas junto a ascom.ipprio@gmail.com ou pelo tefelone 2976-6605.

 

Os envios deverão obedecer aos seguintes requisitos: o texto deve ser inédito no Brasil, não tendo sido publicado em outro periódico científico ou livro, e deve tratar de temas como Ciências Sociais, Economia, Planejamento Urbano, Administração Pública, Comunicação Social, Geografia e História. São aceitos trabalhos em português, inglês e espanhol. Os textos recebidos são submetidos a pareceristas que decidirão sobre a publicação.




Informações sobre o Rio


 




 

Aplicativos Aplicativos