IPP publica estudo de caso sobre as Ilhas de Calor Urbanas da cidade do Rio

08/05/2017 17:42:00


 
 
 
 
 
O acordo de cooperação da NASA com a prefeitura do Rio tem rendido bons frutos.  Em novembro de 2016, técnicos do Instituto Pereira Passos, órgão que coordena o acordo, participaram da comitiva da Prefeitura do Rio no workshop oferecido pela NASA. O evento foi coorganizado pelo IPP e permitiu a troca de experiências entre os funcionários da agência espacial, os acadêmicos locais e as prefeituras das duas cidades.  Recentemente, a parceria gerou mais um resultado positivo: um estudo de caso sobre as Ilhas de Calor Urbanas na metrópole, publicado no Armazém de Dados.
 
O objetivo do estudo é medir as temperaturas de superfície de diferentes áreas da cidade, através do uso de imagens do satélite Landsat-8, desenvolvido pela NASA.  A metrópole do Rio, considerada uma ilha de calor no contexto regional, apresenta temperatura acima da média dos municípios  do entorno da região. Isto porque há grande quantidade de asfalto (ruas, avenidas) e concreto (prédios, casas e outras construções) que fazem a cidade concentrar mais calor. Este fenômeno se repete em diferentes escalas espaciais, ou seja, um bairro ou até área menor da cidade pode ser considerado uma ilha de calor. É nesta realidade que o estudo está interessado
 
A parceria entre a agência espacial e o IPP é um dos frutos do acordo de cooperação no monitoramento de risco e resposta a desastres para um intercâmbio de interesses científicos e suas aplicações, assinado pela agência espacial americana e a prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. Além do Instituto, também integram o acordo o Centro de Operações Rio (COR) e a Fundação GeoRio, entre outros órgãos municipais. Os resultados dessa parceria aperfeiçoarão os atributos únicos e complementares dos Satélites de Observação da Terra da NASA, com seus sistemas de dados, e a capacidade do Rio de Janeiro de monitoramento e gestão dos impactos de eventos climáticos extremos.



Informações sobre o Rio


 




 

Aplicativos Aplicativos