IPP lança nova versão de aplicativo sobre favelas

06/02/2017 12:39:00


Sistema está disponível para todas as plataformas

 

O Sistema de Assentamentos de Baixa Renda (SABREN), do Instituto Pereira Passos (IPP) está com cara nova - mais dinâmico e interativo. O aplicativo, que reúne dados e informações sobre os assentamentos precários e informais da cidade do Rio de Janeiro agora está disponível para todas as plataformas sem a necessidade de instalação de plugins. Totalmente reformulado, o SABREN  permite visualizar mapas e informações simultaneamente.

 

Criado em 1990 através  da IPLANRIO, atual IPP, o SABREN tem origem no Cadastro de Favelas da Cidade do Rio de Janeiro, onde um banco de dados reunia informações qualitativas e quantitativas sobre favelas cariocas.

 

A Gerente de Estudos Habitacionais da Diretoria de Informações da Cidade, Adriana Vial, fala sobre a importância do aplicativo para a população:

 

"o SABREN tem como finalidade reunir, gerir, integrar e atualizar o conjunto de informações sobre os assentamentos de baixa renda no Rio de Janeiro. Este permite ter uma divulgação de maneira rápida e eficiente do panorama demográfico e socioeconômico dos assentamentos, além de possibilitar um acompanhamento e avaliação dos processos de ocupação dos mesmos".

 

A partir da  implementação do Sistema Municipal de Informações Urbanas (SIURB), o SABREN incorporou dados de diversas fontes, como Censos Demográficos do IBGE e registros administrativos provenientes especialmente da Secretaria Municipal de Habitação (SMH), Secretaria Municipal de Urbanismo (SMU) e Defesa Civil.

 

Entre as novas funcionalidades, a plataforma irá conseguir traçar o perfil mais real dos usuários que a utilizam. "O SABREN é principalmente utilizado por gestores públicos para dar apoio ao desenho de políticas públicas, especialmente as voltadas para urbanização e desenvolvimento socioeconômico dos assentamentos", explica Adriana.




Informações sobre o Rio

 


 




 

Aplicativos Aplicativos