Mapa identifica o potencial de economia com a coleta de água da chuva dos telhados da cidade

01/01/2017 13:28:00


 

A água da chuva pode ser reaproveitada pela população para fins não potáveis, como regar plantas e limpar casas e carros

 

A Prefeitura do Rio lançou um mapa digital que mostra o potencial para coleta de água da chuva do município. O sistema permite à população conhecer o quanto é possível economizar, no seu edifício ou casa, com a implementação de um sistema de coleta de água de chuva dos telhados. A água pode ser reaproveitada para fins não potáveis, como regar plantas, limpar casas e carros e ser usada nas descargas. O projeto foi concebido pelo Rio Resiliente, departamento de resiliência da prefeitura, em parceria com o Instituto Pereira Passos (IPP) e com o PENSA - Sala de Ideias, equipe de Big Data da Prefeitura. De acordo com o estudo, o potencial de economia na cidade com o reúso da água de chuva é de 25%.

 

"A iniciativa está alinhada com a Estratégia de Resiliência do município, que tem como um dos objetivos melhorar a relação e gestão da água em nossa cidade. Reutilizar a água da chuva traz, além da economia na conta, uma forma mais sustentável de viver, a diversificação das fontes hídricas e a eficiência de recursos", afirma Pedro Junqueira, Chefe Executivo de Resiliência e Operações do Rio de Janeiro.

 

Para o mapeamento, o Rio Resiliente utilizou os dados de chuva das estações pluviométricas do Sistema Alerta Rio, entre 2010 e 2015. O Instituto Pereira Passos - órgão de pesquisa e informação sobre a cidade do Rio de Janeiro – forneceu a base cartográfica dos telhados de todas as edificações da cidade do Rio, o que permitiu o cálculo de potencial de coleta de água de cada edifício com apoio do PENSA e da TerraGIS Geoprocessamento. O projeto também teve apoio técnico da Riobus.

 

Para o Diretor de Informações da Cidade, Luiz Roberto, Arueira, "utilizar fontes alternativas de recursos naturais é o caminho para um desenvolvimento sustentável. Os telhados da cidade reservam grande potencial neste sentido e este novo produto se junta ao Mapa Solar Rio nos informando sobre como podemos contribuir para diminuir nossa pegada ecológica e ainda gerar economia através do reúso de água de chuva e da geração de energia solar no topo das nossas edificações."

 

A população pode ter acesso ao Mapa de Uso de Água de Chuva no site http://portalgeo.rio.rj.gov.br . Para descobrir informações sobre o potencial de coleta do seu telhado, basta encontrar sua casa ou edifício no mapa 3D da cidade e verificar a intensidade de azul na área: quanto mais forte a cor de azul, maior o potencial. Ao clicar em cima do telhado no mapa, é possível verificar as médias mensal e anual da capacidade de coleta de água na edificação. Atenção: para acessar a tabela, é preciso desabilitar a proteção de segurança do seu navegador para o site (o ícone para esta configuração aparecerá automaticamente, ao entrar no site, na barra de endereço do navegador ou na parte inferior da tela).




Informações sobre o Rio

 



 

Aplicativos Aplicativos