IPP reúne integrantes do Siurb para balanço de 2016

15/12/2016 09:40:00


 

Evento irá mostrar o progresso do trabalho desenvolvido pela plataforma e definir metas para 2017

 

O Instituto Pereira Passos (IPP) sediará hoje dois importantes eventos do Siurb, Sistema Municipal de Informações Urbana: a Reunião do Comitê Gestor e a Reunião Ordinária. Composto pelas secretarias de Habitação (SMH), Meio Ambiente (SMAC), Obras (SMO), Transportes (SMTR) e Urbanismo (SMU), além da autarquia municipal, o Comitê Gestor irá debater o que foi produzido em 2016 - como o 1º Seminário sobre o SIURB e as oficinas de trabalho – estabelecer as metas para o próximo ano. O Relatório Anual de Atividades e o Plano Anual de Trabalho pat-2017 serão apresentados e os membros do Comitê Gestor terão um prazo  uma semana para acrescentar contribuições a serem incorporadas as pautas para o novo período. 

 

O coordenador de Informações da Cidade do IPP, Adriano Alem, fala sobre as realizações do Siurb em 2016: "avançamos muito neste ano. Realizamos reuniões setoriais, diversas oficinas, participamos de workshops e seminário e propiciamos treinamento para os técnicos que utilizam a ferramenta". Adriano Alem aponta que os órgãos municipais já começam a desenvolver os seus trabalhos e a manutenção dos dados de forma autônoma. Com isso, há maior garantia de integração no ambiente coorporativo da ferramenta. Para 2017, o coordenador espera "mais autonomia e integração para os participantes do Siurb. Pretendemos ampliar a nossa parceria com a Uerj e realizar novos cursos, fazer seminários e reuniões. Queremos ter uma agenda contínua ao longo de 2017". 

 

Logo após o encontro do Comitê Gestor, será realizada a Reunião Ordinária. As 32 secretarias e órgãos municipais que compõem o grupo de trabalho da plataforma também conhecerão tudo o que foi realizado neste ano e o que está sendo planejado para o próximo ano. Os técnicos poderão acrescentar sugestões para as ações em 2017. 

 

Criado em 2014 e coordenado pelo IPP, por meio da DIC, o Siurb é o sistema que visa integrar os dados que subsidiam a definição e execução das políticas públicas do governo municipal. De acordo com o diretor de Informações da Cidade do IPP, Luiz Roberto Arueira, "o Siurb é um novo e pioneiro conceito em produção, coleta, análise e publicação de informações municipais, baseado na colaboração e cooperação de todos os setores da administração municipal.  Em 2017, queremos consolidar este processo e a integração definitiva com o portal Armazém de Dados. Além disso, esperamos que o SIURB assuma o seu papel principal de subsídio e apoio à formulação e acompanhamento de Políticas Públicas".

 

A plataforma possui um ambiente controlado e as informações são disponibilizadas a seus integrantes quando os produtores dos conteúdos o consideram prontos para uso interno ou público. Logo, tudo que é produzido é mantido e atualizado pelos próprios órgãos municipais. Com isso há maior qualidade e velocidade de manutenção dos dados porque não existe a necessidade de intermediários. A ferramenta já possibilitou até a redução de custos em algumas secretarias. 

 

"Se no passado era necessária a contratação de empresas para a realização de determinados trabalhos, agora a própria secretaria o faz. Por exemplo, a Smac sempre contratava uma empresa para fazer o mapa de ciclovias. Hoje eles utilizam o material produzido no SIURB e montam o mapa. Isso foi possível por causa das ferramentas do Siurb", complementa Adriano Alem .  

 

A plataforma é uma iniciativa que também possibilita a tomada de decisões das autoridades com dados estruturados, integrados e com a possibilidade de cruzamentos de informações entre os diversos órgãos. Com isso, há melhora na gestão pública. Alem fala da importância do Siurb para a população: "a população também tem acesso às informações tão logo as mesmas estejam estruturadas e liberadas pelos órgãos. Elas são disponibilizadas no Armazém de Dados, o portal de informações do IPP. Hoje, por exemplo, é possível ver o posto de saúde mais próximo, clicar nele e ter as principais informações do equipamento público".




Informações sobre o Rio


 




 

Aplicativos Aplicativos