Portal Armazém de Dados completa 15 anos

26/10/2016 13:40:00


Criado pelo Instituto Pereira Passos, o Armazém representa um marco na integração, disseminação e transferência de informações públicas no Brasil 
 
O Armazém de Dados (http://www.armazemdedados.rio.rj.gov.br/) é desenvolvido pela Diretoria de Informações da Cidade, do Instituto Pereira Passos, que também é responsável pela coordenação do SIURB, Sistema de Informações Urbanas, que contribui para a integração e disseminação de informações disponibilizadas no Armazém de Dados. O portal nasceu do conceito de Data Warehouse (depósito de dados digitais) e da intenção de disseminar de forma mais eficiente e moderna as informações produzidas pelos diversos órgãos municipais do Rio. A base original de informações foi o Anuário Estatístico que, por ser produzido em papel, implicaria em menor acesso ao público, custos altos de produção e limitação de acesso à informação.
 
Quinze anos depois do lançamento, o Armazém hoje possui um acervo de mais de dois mil arquivos constantemente atualizados: são 996 tabelas, 167 mapas, 5 mil visitantes por mês e uma base de dados de mais de 4 mil usuários. É fonte importante de consulta de jornalistas, pesquisadores e estudantes de todo o país, assim como de estrangeiros. A equipe dedicada ao Portal é composta por cerca de 30 técnicos, que trabalham na atualização do banco de dados.
 
Nestes 15 anos, a área de geoprocessamento do Portal, abrigada pelo PortalGEO, recebeu vários destaques em congressos nacionais e internacionais, obtendo menções honrosas e prêmios, tais como o "Latino Americano por Excelência em SIG", no TIG – Encuentro Latinoamericano de Usuarios de Tecnologias de Informacion Geografica (2006), o "Geospatial Excellence in City Management", no Geospatial Word Award (2012) e o "Projetos em Gestão Pública", do MundoGEO#Connect Latin America (2015).
 
Ao completar 15 anos, o Armazém se prepara para uma nova transformação. Já foi lançado o edital para a reformulação total do site: um portal adaptado às novas tecnologias, ainda mais dinâmico, com conteúdo ainda mais abrangente, além de uma navegação mais fácil e intuitiva para o cidadão. O IPP lança também neste mês uma nova e mais atualizada versão do aplicativo SABREN, Sistema de Assentamentos de Baixa Renda, com diversas informações sobre as favelas cariocas. E ainda este ano serão lançadas novas versões de outros aplicativos, como BDA Rio (Banco de Dados Agregados) e Bairros Cariocas, entre outros.
 
Ao mesmo tempo, o IPP avança na ampliação na atuação do SIURB, para que os conteúdos sejam, a cada dia, ampliados e ajustados às necessidades dos usuários do Armazém de Dados.
 
"Tenho orgulho de termos feito essa modernização, passando o conteúdo do antigo anuário estatístico, que era impresso, para a versão digital, que hoje é o Armazém de Dados. Na época, foi uma ousadia publicar através da web. Não é toda cidade que tem um órgão como o IPP, capaz de coletar, produzir e disseminar informações tão relevantes. No Brasil, fomos pioneiros e cada vez mais as prefeituras de outras cidades estão criando, em suas estruturas, unidades responsáveis por este serviço", explicou o diretor de Informações da Cidade, Luiz Roberto Arueira.
 
 
Mais informações
Gisela Campos
55 21 98909 1086 | 5521 2976-6549 
Rua Gago Coutinho, 52 / 5º. andar



Informações sobre o Rio

 


 




 

Aplicativos Aplicativos