IPP recebe comissão da Associação Internacional de Cartografia

10/11/2014 16:54:00  » Autor: Texto e Fotos: Márcia Miranda


Encontro faz parte dos preparativos para a 27ª Conferência Cartográfica Internacional - ICC 2015, que o Rio sediará no ano que vem

 

 

 O Comitê Executivo da Associação Cartográfica Internacional (ICA EC) visitou, nesta segunda-feira, 10 de novembro, as instalações do Centro de Convenções Sul América, na Cidade Nova, que sediará, em agosto do ano que vem, a 27ª Conferência Cartográfica Internacional - ICC 2015. A conferência está sendo organizada pela Sociedade Brasileira de Cartografia (SBC), com o apoio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, por meio do Instituto Pereira Passos (IPP), e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

 

Durante o encontro, representantes da Associação, IPP, IBGE, SBC e organizadores do evento discutiram como será a estrutura do encontro e assistiram a uma apresentação da Presidente do IPP, Eduarda La Rocque, sobre o empenho em disseminar as informações coletadas e organizadas pelo Instituto.

 

"O IPP tem como missão gerir as informações sobre o Município do Rio e fornecer estes dados para possibilitar planejamento de políticas públicas e intervenções urbanas na cidade. Atualmente, temos ampliado a participação da população nos mapas, inclusive em favelas, implementando ferramentas como Mapa Participativo da Cidade, iniciado em Manguinhos, mas que temos objetivo de levar a todas as outras áreas da cidade", frisou.

 

A conferência em 2015 reunirá pesquisadores e profissionais do mundo inteiro com atividades relacionadas à cartografia e geoinformação, como cartógrafos, geógrafos, engenheiros, arquitetos e urbanistas e gestores públicos. A expectativa é de que cerca de 1 mil 700 pessoas participem. Para o vice-presidente da Associação Internacional de Cartografia, o evento é uma oportunidade única para encontrar os maiores profissionais de todo o mundo:

 

"Esta é uma conferência importantíssima para todo o país. É a primeira vez que acontece e aqui e reunirá a nata da cartografia mundial. Será uma oportunidade única de trocar ideias com especialistas que a maioria dos profissionais brasileiros só conhece por livros", explicou o presidente do Comitê Organizador Local da Conferência, Paulo Menezes.

 

 

Entre os representantes da comitiva internacional da ICA, participaram da reunião o austríaco Georg Gartner (presidente), o húngaro László Zentai (secretário-geral e tesoureiro) e o australiano William Cartwright (ex-presidente). Também fazem parte da comitiva os vice-presidentes da ICA Derek Clarke (África do Sul); Yaolin Liu (China); Timothy Trainor (Estados Unidos); Anne Ruas (França) e Menno-Jan Kraak (Holanda).

 

O vice-presidente da SBC, Luiz Castiglione, destacou os 50 anos do primeiro curso civil de cartografia do Brasil.

 

"O primeiro curso militar foi o do Instituto Militar de Engenharia (IME) e o primeiro civil foi o da Uerj. No ano que vem, este curso fará 50 anos. Vamos aproveitar para comemorar a data", afirmou.

 

 

O geógrafo Leandro Souza, da Diretoria de Informações da Cidade (DIC) do Instituto Pereira Passos, faz parte do Comitê Organizador Local e fez um balanço positivo do encontro:

"Foi uma excelente oportunidade para conhecer as expectativas da ICA e mostrar os avanços que a Prefeitura do Rio, através do IPP, tem conquistado. Nosso constante esforço para manter as bases cartográficas da cidade atualizadas e tornar a cartografia cada vez mais inclusiva seguem as tendências internacionais", destacou.

 

A 27ª Conferência Cartográfica Internacional - ICC 2015 acontecerá no Centro de Convenções Sul América entre os dias 23 e 28 de agosto. Mais informações no site http://www.icc2015.org/




Informações sobre o Rio

 



 

Aplicativos Aplicativos