IPP participa do 14° Congresso de Cadastro Multifinalitário e Gestão Territorial

01/12/2020 08:52:00


Evento aconteceu pela primeira vez de forma virtual e reuniu participantes nacionais e internacionais


O Instituto Pereira Passos (IPP) participou do 14° Congresso de Cadastro Multifinalitário e Gestão Territorial (COBRAC). Por conta da pandemia no novo coronavírus, os debates, antes sediados em Florianópolis (SC), desta vez aconteceram de forma virtual, entre os dias 9 e 12 de novembro. O tema escolhido para direcionar as discussões desta edição foi "Os Cadastros Temáticos no Modelo Multifinalitário".

 

Resumidamente, o cadastro é toda informação associada a um território (se é um terreno público ou particular, o que pode ser construído no local, todos os parâmetros urbanísticos de afastamento, recuo e divisa). É um inventário público, utilizado por prefeituras ou instituições que trabalham com Planejamento Urbano e Ambiental para associar essas informações a um território.

 

O gerente de cartografia e cadastro técnico do IPP, Leandro Gomes Souza, representou o Instituto no evento pela terceira vez. Ele apresentou o Cadastro Técnico Multifinalitário – CadTec, construído pelo IPP a partir das bases cartográficas de logradouros (ruas), lotes (públicos e privados), quadras, endereços e edificações (prédios). Associado a cada um desses elementos no mapa, tem-se informações dos outros órgãos municipais, como os dados do IPTU (Fazenda), licenças concedidas (Urbanismo), equipamentos urbanos (escolas, unidades de saúde, etc), entre outras.

 

"Criamos aplicativos web que permitem que todas essas informações sejam atualizadas diretamente por cada secretaria da Prefeitura, direto em uma mesma base comum", explicou.

 

Para o geógrafo, o fato de ter ocorrido remotamente fez com que o alcance do evento fosse maior. Pessoas que não poderiam ir até Florianópolis participar, puderam acompanhar virtualmente. Além disso, pesquisadores de todo o país puderam enviar seus artigos para serem apresentados, o que permitiu que professores da Holanda, Grécia e Chile compartilhassem suas experiências na edição deste ano.

 

O gerente de cartografia do IPP destacou ainda a importância de apresentar o trabalho realizado no Instituto em um evento como este."É a oportunidade que a gente tem de divulgar o nosso estudo na área do Cadastro Técnico para outras Prefeituras e também conhecer como esse trabalho é feito em outras cidades, ver o que as universidades e institutos de pesquisa estão desenvolvendo nessa área", contou.

 

Desde a sua primeira edição, o evento busca apresentar e discutir os temas relevantes das áreas de Cadastro e Gestão Territorial, tendo como principais objetivos: atualizar profissionais e usuários com os principais avanços ocorridos nos últimos tempos; propiciar aos pesquisadores, professores e estudantes a exposição de suas pesquisas e o exercício da análise crítica de seus resultados; apoiar as instituições que possuem a competência pela administração territorial.
 




Aplicativos Aplicativos