Lançamento do Livro "Do Rio Orla à Orla Conde" é sucesso na Livraria do IPP

11/02/2020 18:14:00


Na última segunda-feira (10/02), o Instituto Pereira Passos promoveu, no Auditório Carlos Nelson Ferreira, o debate sobre o livro "Do Rio Orla à Orla Conde". A sessão de autógrafos aconteceu na livraria do Instituto. Entre os autores que participaram do evento estão os arquitetos Verena Andreatta – que é, também, organizadora do título –, Claudia Escarlate, Maria Pace Chiavari, Mauro Almada, Helena Rego e Roberto Ainbinder.

 

Verena Andreatta destacou que, além de valorizar os projetos urbanos, a obra busca um olhar mais abrangente sobre toda a orla do Rio de Janeiro desde a sua formação. "Um dos grandes questionamentos que o livro traz é: qual a possibilidade de resgatarmos essa herança de primeiro projetar para depois construir?", completa.

 

O livro trata da transformação da orla carioca ao longo de 445 anos e analisa com detalhes o Projeto Rio Orla, que mudou pela primeira vez o conjunto de toda a orla oceânica da cidade, o maior e mais representativo espaço público do Rio. Destaca-se também a maneira como essas ações públicas foram assimiladas pelas gerações que as seguiram.

 

"O projeto Rio Orla é tão interessante que ninguém lembra que ele existiu e como era a orla da cidade do Rio de Janeiro antes dele. Os mais jovens não tem a mínima ideia do que era uma praia com um trailer, que a praia um dia não teve ciclovia. Então, é um projeto tão bom que ele pertence à cidade. Acredito que quem projeta tem esse desejo, que os projetos sejam absorvidos de tal forma que não precisam ser lembrados, mas precisam fazer parte da cidade", afirma a arquiteta Helena Rego, que assina um dos capítulos do livro.




Informações sobre o Rio

 



 

Aplicativos Aplicativos