Ação social na Rocinha oferece serviços gratuitos de emissão de documentos e empregabilidade

13/12/2019 14:46:00


O Programa Territórios Sociais realizará neste sábado (14), uma ação social na favela da Rocinha, onde serão oferecidos diversos serviços gratuitos de cidadania. O evento começa às 9h, na Escola Municipal Luiz Paulo Horta, e tem como objetivo alcançar as famílias mais vulneráveis do território.


Na ação, serão emitidas 1ª e 2ª via de carteiras de identidade, além de isenção para 2ª via de certidões, cadastro para o programa Jovem Aprendiz, orientações para emissão da nova Carteira de Trabalho Digital, vacinação e outros serviços nas áreas da Saúde, Educação, Assistência Social, Trabalho e Habitação. A iniciativa ocorre em parceria com o Detran-RJ e a Fundação Leão XIII.


Os atendimentos acontecerão por meio de distribuição de senhas, que serão entregues aos moradores por ordem de chegada. As ações sociais do Programa, que até o momento já totalizam mais de 9 mil atendimentos, passarão pelos 10 territórios abrangidos pelo programa. No dia 30 de novembro, foi realizada uma ação no Complexo da Pedreira. Neste dia, foram atendidos mais de 1.100 moradores. Entre os serviços mais procurados, destaque para a solicitação de  documentos civis como identidade e certidão de nascimento, de casamento e de óbito, com 245 atendimentos.


Sobre o programa


Territórios Sociais tem como objetivo, alcançar famílias que estão "invisíveis", ou seja, famílias que ainda não estão inseridas nas ações socioassistenciais da rede de proteção do município e oferecer atendimento através de ações integradas e multissetoriais. É desenvolvido em conjunto pela Secretaria da Casa Civil, pelo Instituto Pereira Passos, e pelas secretarias de Saúde; de Assistência Social e Direitos Humanos; de Educação; de Infraestrutura, Habitação e Conservação; de Cultura; e de Desenvolvimento, Emprego e Inovação. O programa conta ainda com o apoio técnico do ONU-Habitat.




Informações sobre o Rio

 



 

Aplicativos Aplicativos