IPP participa de seminário que discute ações de adaptação das cidades às mudanças climáticas

27/11/2019 15:38:00


 

Ontem (26/11), o coordenador de Informações da Cidade do Instituto Pereira Passos (IPP), Felipe Mandarino, participou do seminário "Gestão do Risco da Mudança do Clima para a Saúde Urbana – Construindo Cidades Resilientes". Realizado pelo Núcleo Latino Americano da Rede de Pesquisa Global em Mudança do Clima e Cidades (UCCRN, na sigla em inglês) em parceria com a Fiocruz, o evento teve como objetivo promover o debate sobre pesquisas que contribuam para o planejamento e implementação de estratégias de resposta aos riscos climáticos das cidades latino-americanas.

 

Mandarino apresentou o estudo mais recente realizado pelo IPP sobre o mapeamento da vulnerabilidade à elevação do nível do mar no Rio de Janeiro. O trabalho está integrado ao Sistema de Monitoramento das Mudanças Climáticas (Sisclima), que faz parte do Plano de Ação Climática da cidade, elaborado pela Prefeitura do Rio com o apoio da rede C-40.  Além de mapear as áreas mais vulneráveis do Rio à elevação do nível médio do mar, o estudo busca, ainda, identificar as lacunas de dados e conhecimentos que ainda existem para compreender melhor os impactos desse fenômeno.

 

 

Para o geógrafo, a integração entre a prefeitura e as instituições acadêmicas é fundamental para preencher essas lacunas. "Para dar continuidade a esse trabalho, é necessário atuar de maneira intersetorial, aliando os conhecimentos dos técnicos municipais aos dos pesquisadores locais das universidades", destacou. 




Informações sobre o Rio

 



 

Aplicativos Aplicativos