Lideres Cariocas participam de oficina sobre o Siurb

18/09/2019 11:02:00


O Instituto Pereira Passos promoveu ontem (17/09), em parceria com a Fundação João Goulart, a oficina "Experimentando a Transversalidade", que reuniu representantes de diversos órgãos municipais e que participam do programa Líderes Cariocas. O evento teve como objetivo ampliar o conhecimento dos técnicos sobre as ferramentas do Sistema Municipal de Informações Urbanas (SIURB), fomentando a produção e a gestão de informações que contribuem para a otimização de políticas públicas.
 
 
"É fundamental divulgar o Siurb dentro da prefeitura para que os técnicos possam compartilhar as informações do órgão na plataforma e utilizar suas potencialidades. O trabalho realizado hoje com os Líderes Cariocas, que atuam como multiplicadores de conhecimento, ajuda a construir uma inteligência coletiva e a pensar soluções para atender as demandas da gestão municipal",  explicou Carlos Krykhtine, coordenador técnico de Informações da Cidade do IPP.
 
 
Na oficina, os participantes foram divididos em grupos e submetidos à tarefa de criar alternativas para os desafios reais enfrentados na administração da cidade. Entre eles: a identificação de assentamento informal de baixa renda; a avaliação da sensação de segurança; o cadastro das vítimas de calamidade pública na cidade; e a criação de base de dados espacial da fiscalização ambiental. Cada grupo produziu uma pesquisa que foi aplicada aos integrantes das outras equipes. Por fim, os resultados de cada pesquisa foram apresentados a todos os participantes do evento no auditório do IPP.  
Para o gerente de processos da Secretaria Municipal da Casa Civil, Bruno Mendonça, a experiência reforça a proposta do SIURB de compartilhamento de informações entre os órgãos.
 
 
"É uma ferramenta muito importante para a administração municipal, especialmente para o trabalho de integração governamental realizado pela Casa Civil. Espero que haja outras iniciativas como essa para nos aprofundarmos ainda mais sobre o tema", afirmou.
A presidente da Fundação João Goulart, Ana Cláudia Lescaut, também participou da oficina e destacou a importância do trabalho integrado entre o IPP e a Fundação para disseminar as funcionalidades do Siurb entre os integrantes do Programa Líderes Cariocas, voltado à valorização do funcionalismo público municipal e à formação de novas lideranças.
 
 
"Foi uma experiência muito interessante que contribuiu para nos fazer pensar em como utilizar essa ferramenta de gestão para produzir dados de qualidade e que sirvam para subsidiar as políticas públicas da cidade", ressaltou a presidente.
 
 
Sobre o Siurb
 
 
O SIURB é uma estrutura de governança da Política de Informações da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, baseado em uma plataforma digital, que inaugurou um modelo inovador de planejamento e gestão da informação municipal. Permite o compartilhamento de informações entre os diversos órgãos municipais, fomentando a integração entre eles e o aperfeiçoamento da produção de dados e informações sobre a cidade. 



Informações sobre o Rio

 



 

Aplicativos Aplicativos