IPP sedia a 5ª edição do Seminário Turismo & CIA

05/09/2019 18:47:00


 

Na última sexta-feira (30/08), terminou a 5ª edição do Seminário Turismo & CIA, organizado pelo Escritório de Projetos de Turismo (EPtur) da UNIRIO em parceria com o Instituto Pereira Passos (IPP). O último dia do evento, que foi realizado no IPP, teve como destaque a discussão sobre o uso de tecnologias inovadoras para a gestão das cidades do futuro, mais inclusivas e inteligentes.
 
Nesse dia, o IPP apresentou um painel sobre o Data.Rio e Sistema Municipal de Informações Urbanas (SIURB). As plataformas desenvolvidas pelo IPP utilizam dados e informações sobre a cidade. "Procuramos mostrar que o SIURB e o Data.Rio estão inseridos nesse contexto de governança pública contemporânea. As cidades têm hoje uma grande complexidade e, por conta disso, é importante um sistema de informação integrado para uma gestão mais eficiente", explicou Rosana Motta, arquiteta e urbanista do IPP responsável pela apresentação.
 
No evento, foi apresentado o Mapa Participativo das Rodas de Samba, fruto de uma parceria do IPP com a Secretaria Municipal de Cultura e a Rede Carioca de Rodas de Samba. "A plataforma fornece informações sobre as rodas de samba, e permite, também, que qualquer pessoa possa cadastrar sua roda", explicou João Grand Junior, geógrafo da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos. Outro aplicativo apresentado foi o Patrimônio Cultural Carioca. Desenvolvido pelo Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH), a ferramenta exibe, por meio de mapas interativos, informações a respeito da proteção do patrimônio cultural da cidade do Rio de Janeiro "É possível visualizar as áreas de proteção cultural na cidade; os bens tombados e os bens preservados; e, também, as áreas dos sítios declarados Patrimônio Mundial pela UNESCO, que são o Sítio Paisagens Cariocas e o Sítio Arqueológico Cais do Valongo.", destacou o arquiteto do IRPH, Henrique Costa.
 
 
Durante os três dias de seminário, diversas questões relacionadas ao turismo foram abordadas por alunos e professores da área. O secretário municipal de Turismo, Paulo Jobim, presente no evento, ressaltou a relevância do turismo para o Rio de Janeiro, cidade detentora do título de Patrimônio Mundial por sua paisagem cultural urbana. "A nossa grande oportunidade é o turismo, pois temos belezas naturais, temos uma cidade extraordinária e que é uma atração reconhecida mundialmente". O secretário destacou ainda a importância da arquitetura da cidade, lembrando o título que ela recebeu no início deste ano: "O Rio de Janeiro obteve uma titulação da UNESCO e da UIA (União Internacional de Arquitetos) como a primeira cidade Capital Mundial da Arquitetura. É extraordinário. Nossa arquitetura têm cinco séculos, da época colonial até o contemporâneo. Com uma estrutura diversificada e preservada".
 
 
A realização da 5ª edição do Seminário Turismo & CIA no IPP faz parte de um esforço para fortalecer seu complexo cultural, que inclui a Livraria do IPP, a biblioteca e o auditório Carlos Nelson. Além disso, é uma forma de fortalecer suas relações com a Academia.



Informações sobre o Rio

 



 

Aplicativos Aplicativos