Geógrafo Maurício Abreu recebe Medalha Pedro Ernesto

A cerimônia aconteceu na Câmara dos Vereadores na última quarta-feira.


28/04/2011 14:58:00


A dedicação do geógrafo Maurício de Almeida Abreu à pesquisa da história e geografia do Rio de Janeiro foi reconhecida na noite da última quarta-feira. O pesquisador, autor do recém-lançado livro Geografia Histórica do Rio de Janeiro – 1502 – 1700, coedição do Instituto Pereira Passos (IPP) e da editora Andrea Jacobsen, foi homenageado com a Medalha Pedro Ernesto. A obra é resultado de 15 anos de pesquisa e revela informações inéditas sobre o espaço carioca e fluminense ao longo dos séculos XV e XVI.

A cerimônia começou por volta das 19h na Câmara Municipal do Rio de Janeiro. Por motivos de saúde, Abreu não pôde comparecer e seu sobrinho recebeu a condecoração no seu lugar. Para o Diretor de Informações sobre a Cidade do IPP, Fernando Cavallieri, a ausência do geógrafo tornou o evento ainda mais comovente.

- Nós, amigos e familiares que acompanhamos a trajetória e a luta do Maurício, ficamos ainda mais emocionados por ele não estar presente nesta homenagem. – afirmou.

A Medalha Pedro Ernesto é uma das mais importantes comendas da cidade do Rio de Janeiro, concedida pela Câmara dos Vereadores às personalidades que mais se destacaram na comunidade brasileira. A iniciativa de conceder a láurea a Mauricio de Almeida Abreu foi da vereadora Sonia Rabello.




Informações sobre o Rio

 



 

Aplicativos Aplicativos