Empresa Municipal de Informática

Empresa Municipal de Informática - IPLANRIO

Parceria SME e IplanRio

05/07/2019 20:06:00

Com o objetivo de facilitar o acesso à declaração escolar dos alunos das escolas municipais, a Secretaria Municipal de Educação em parceria com a IplanRio, disponibiliza o documento pela internet, no Portal Carioca Digital, facilitando a vida de alunos, pais e responsáveis.

Anteriormente, para emitir a declaração de escolaridade, era necessário solicitar o documento presencialmente nas secretarias das unidades escolares. Agora, com o novo serviço desenvolvido pela IplanRio, o procedimento de emissão ficou muito mais fácil e prático.

Para obter a declaração de escolaridade é preciso acessar Carioca Digital. Lá, estão todas as informações necessárias para a ficha de cadastramento. Além disso, no Portal Carioca, os responsáveis também poderão acessar o boletim escolar dos seus filhos, o calendário escolar e a merenda oferecida diariamente.

Com a sensação de dever cumprido, Claudia Melo, gerente da 2ª GTIS, relata como foi gratificante trabalhar no projeto.

“Foi gratificante trabalhar neste projeto, porque é mais um serviço onde nós conseguimos facilitar a vida cidadão e esse é um dos nossos maiores objetivos. Além disso, é sempre bom trabalhar em equipe e atingir essa melhoria na qualidade do serviço” relatou Claudia.

Ricardo Sá, Ricardo Virgílio, Francisco Galvão, Claudia Melo
e Simone Torres, integrantes do projeto Foto: ACS/IplanRio

Equipe da 9ª GTIS Foto: ACS/IplanRio

O projeto que foi liderado pela equipe da 2ª GTIS (Claudia Melo, gerente / Ricardo Virgílio, líder do projeto) e contou com a participação de Francisco Galvão (gerente), Sebastião Coelho e Anderson Gomes, integrantes da 9ª GTIS e Simone Torres (gerente) e Ricardo Sá, integrantes da Diretoria de Sistemas.

Diretores da rede municipal também relataram a sua satisfação em relação ao novo serviço prestado pela IplanRio. Confira alguns depoimentos:

“Gostei muito. Inovando para minimizar tempo e trabalho.” relatou Vera Lucia Ferreira de Carvalho.

“Excelente notícia! Só quem esteve ou está na direção, sabe o transtorno que é parar a todo momento pra fazer uma declaração! Como diz o meu pai: para comandar tem que saber fazer". #servidordecarreira” disse Isabel Cristina Couto de Oliveira.

“Acho ótimo! Hoje em dia precisamos aliviar cada vez mais a carga deste burocrático do Diretor! O pedagógico precisa e deve estar no foco da gestão.” relatou Carla Andréa Dias Celestino.

Além disso, a Secretaria de Educação agradeceu pela ampla divulgação da declaração de escolaridade online e informou que o lançamento do serviço é um sucesso.

Ao todo, 700 declarações foram emitidas nos dois primeiros dias de lançamento.

Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro - Rua Afonso Cavalcanti, 455 - Cidade Nova - 20211-110