Empresa Municipal de Informática
IPLANRIO

Empresa Municipal de Informática - IPLANRIO

Motorista e passageiro contam as vantagens do Taxi.Rio numa volta pela cidade

21/01/2020 13:22:00

Um engenheiro e um taxista. Em comum entre eles, o apreço ao aplicativo de celular Taxi.Rio, lançado pela Prefeitura do Rio em 2017. Os dois – um como motorista e o outro como passageiro – estão na lista dos que mais usam a ferramenta, que já registrou mais de 11 milhões de viagens e bateu recorde de corridas em dezembro de 2019. Foram contabilizadas 720.156 viagens finalizadas no mês do Natal, com média de 23.230 por dia.

O motorista Wellington e o passageiro Fernando contam as vantagens de usar o Taxi.Rio - Hudson Pontes/Prefeitura do Rio

A reportagem reuniu os dois para uma corrida curta pelo bairro da Cidade Nova, para que eles falassem da importância desse serviço digital.

– Você é o seu Fernando? – perguntou o motorista Wellington Barbosa, de 43 anos, assim que o passageiro abriu as portas e se sentou.

– Sim – disse o engenheiro Fernando Venancio, de 66 anos, com expressão de surpresa – É você, rapaz! Que coincidência!

– Pois é. Também faço muita viagem levando a sua mulher, a dona Cléia. Moro no prédio atrás do seu, em Lins de Vasconcelos.

Até na opinião, os dois são unânimes ao definir o Taxi.Rio: é uma mão na roda na vida deles. Para Wellington, motorista auxiliar há 13 anos, o aplicativo "reviveu o amarelinho".

– Antes disso, em 2016, quase desisti. Não conseguia pagar a diária muitas vezes. Com essa ferramenta, voltamos a ter um fluxo de corridas, que nos permite traçar metas e levar um dinheiro para casa – afirmou o taxista, pai de quatro filhos.